Eixo Atlântico reúne-se com Refer para pedir detalhes sobre obras

O presidente do Eixo Atlântico vai reunir-se na quinta-feira com a administração da REFER para pedir informações sobre o calendário da modernização da Linha do Minho, obra que deverá contar com 112 milhões de euros de fundos comunitários.

--

©

Lusa
25/06/2013 13:02 ‧ 25/06/2013 por Lusa

Economia

Linha do Minho

"Vou reunir-me com o senhor presidente do conselho de administração da REFER para abordar o plano de investimentos e cronograma para as obras de modernização da Linha do Minho, entre Nine e Valença", disse hoje à Lusa o presidente do Eixo Atlântico, José Maria Costa.

O encontro com Rui Loureiro, precisou o responsável do Eixo Atlântico - entidade que reúne as 34 maiores cidades de Portugal e da Galiza (Espanha) -, está agendado para as 12:30 de quinta-feira, em Lisboa.

A modernização da Linha do Minho, que liga o traçado ferroviário nacional à Galiza, deverá envolver até 2014 um investimento de 112 milhões de euros, fruto da reprogramação de fundos comunitários já aprovada por Bruxelas, disse à Lusa o autarca de Valença, Jorge Mendes. Aquela cidade recebeu em abril uma reunião entre secretários de Estado dos transportes de Portugal e de Espanha.

O presidente do Eixo Atlântico e autarca de Viana do Castelo já admitiu que a alocação destes fundos comunitários representa a "concretização" de uma das "grandes lutas" regionais dos últimos anos. José Maria Costa acrescentou que, "graças à reprogramação" do Programa Operacional de Valorização Temática do Território (POVT), a modernização ferroviária que serve o serviço internacional que liga Porto e Vigo é referenciada "como o novo grande projeto".

Sublinha que "existirá um reforço do Fundo de Coesão para projetos na área dos transportes e mobilidade sustentável para permitir a aprovação de projetos de infraestruturas ferroviárias da responsabilidade de entidades do perímetro orçamental", nomeadamente na modernização da Linha do Minho, entre Nine, Viana do Castelo e Valença.

Trata-se de um investimento que consiste essencialmente na eletrificação e modernização da linha.

Na declaração final da XXVI Cimeira Luso-Espanhola, realizada a 13 de maio em Madrid, os Governos de Portugal e Espanha assumiram o "compromisso" de "agilizar os recursos disponíveis que permitam finalizar a eletrificação de todo o trajeto" da linha entre Porto e Vigo "até 2016".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas