Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Mercado automóvel segue como dinamizador de crédito especializado

As associadas da Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC) concederam em julho 839 milhões de euros em crédito, mais 11,6% do que no mesmo mês de 2016, com o mercado automóvel a ser o grande responsável pela subida.

Mercado automóvel segue como dinamizador de crédito especializado
Notícias ao Minuto

17:24 - 01/08/17 por Lusa

Economia ASFAC

Em nota hoje revelada, a ASFAC sublinha que o aumento "está a ser impulsionado pelo crédito clássico concedido a empresas, mais 31,7% do que no mesmo período do ano passado, contabilizando 15.537 milhões de euros", montante esse "proveniente, quase na sua totalidade, do financiamento de viaturas a empresas".

"Mantêm-se a tendência de crescimento no crédito clássico concedido a particulares, que representa 28,3% do total do financiamento concedido. Uma subida que se pode explicar pela melhoria nas condições de vida dos portugueses, a descida do nível de desemprego permitiu uma estabilização financeira maior", aponta ainda a associação.

Analisando em concreto o segundo trimestre de 2017, e comparando com o mesmo período de 2016, a ASFAC realça que o crédito atribuído aumentou 12,6% entre abril e junho deste ano, somando 2,3 mil milhões de euros.

"Esta recuperação deve-se, essencialmente, à subida de 28,8% do crédito a particulares, o que representa 29,7% do total do financiamento concedido", é também referido na nota da associação.

Para o presidente da ASFAC, António Menezes Rodrigues, os dados de julho, e do segundo trimestre do ano, evidenciam que o sector está "a ter um crescimento sustentável", destacando que "é o financiamento das empresas da área automóvel que está a funcionar como principal impulsionador".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório