Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

"Luz verde" a IVA reduzido para publicações em formato eletrónico

O Parlamento Europeu aprovou hoje, em Bruxelas, uma proposta legislativa que permite aos Estados-membros aplicar às publicações em formato eletrónico a mesma taxa de IVA aplicada às publicações impressas.

"Luz verde" a IVA reduzido para publicações em formato eletrónico
Notícias ao Minuto

11:38 - 01/06/17 por Lusa

Economia Parlamento

A proposta, que terá agora de receber o aval do Conselho (Estados-membros), foi hoje aprovada na mini-sessão plenária do Parlamento por esmagadora maioria, com 590 a favor, oito contra e 10 abstenções.

As novas regras, que alteram a atual diretiva (lei comunitária) sobre o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), permitirão que os Estados-membros alinhem as taxas aplicáveis às publicações eletrónicas com o IVA atualmente em vigor para as publicações impressas.

Os países da União Europeia vão poder passar assim a aplicar taxas reduzidas do IVA (5% no mínimo), taxas super-reduzidas e taxas zero aos livros eletrónicos (e-books), aos jornais e às publicações periódicas em formato eletrónico.

Segundo o texto aprovado pelos eurodeputados, "a possibilidade de os Estados-Membros aplicarem taxas reduzidas, taxas super-reduzidas ou taxas zero às publicações impressas e às publicações eletrónicas deve traduzir-se em benefícios económicos para os consumidores, promovendo assim a leitura, e também para os editores, incentivando o investimento em novos conteúdos e, no caso dos jornais e das revistas, reduzindo a dependência da publicidade".

Estas regras não obrigam à alteração das taxas atualmente em vigor, apenas "libertando" os Estados-Membros de quaisquer restrições para fixarem as taxas do IVA aplicáveis às publicações.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório