Trump ficou mais pobre desde que se tornou presidente. Mas continua rico

A divulgação da lista dos mais ricos de 2017 pela Forbes deixou a nu a variação dos rendimentos de Donald Trump e a revisão não foi nada simpática.

donald trump

© Getty Images

Bruno Mourão
21/03/2017 08:00 ‧ 21/03/2017 por Bruno Mourão

Economia

Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos continua a ser multimilionário, mas a contagem dos muitos milhões que lhe estão associados já não é tão favorável como no ano passado. Depois de ter sido a primeira publicação a assumir o risco de avaliar matematicamente a fortuna de Donald Trump mesmo não tendo acesso às declarações de rendimentos, a revista norte-americana voltou a fazê-lo este ano, como parte da lista de pessoas mais ricas do mundo. 

De acordo com a Forbes, Donald Trump perdeu cerca de 200 milhões de dólares (186 milhões de euros) este ano, o que lhe valeu uma queda de 220 lugares na lista de multimilionários e fez com que o presidente deixasse de ser um dos 500 homens mais ricos do mundo. Com uma fortuna agora avaliada em 3,5 mil milhões de dólares (3,25 mil milhões de euros), Donald Trump é o 544ª pessoa mais rica do mundo. 

Segundo a Forbes, o líder do governo norte-americano sofreu bastante devido à pouca variedade de fontes de receita, que o deixa demasiado dependente do mercado imobiliário, mais especificamente as variações de valor dos bairros que rodeiam a Trump Tower. É nessa área que Donald tem a maioria dos seus investimentos e devido às mudanças do mercado, algumas propriedades perderam valor e deixaram o empresário com menos dinheiro em bens. 

Além disso, Donald Trump doou cerca de 66 milhões de dólares (61,4 milhões de euros) do seu dinheiro à própria campanha eleitoral e vendeu as ações quando foi eleito (segundo o próprio garantiu), desaproveitando o efeito positivo que fez os mercados norte-americanos atingir máximos históricos nos últimos meses. 

Para compensar, os clubes de golfe e os hotéis da marca Trump ganharam popularidade e são fontes de maior riqueza para a família Trump desde a eleição de Donald para a Casa Banca.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas