Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Chegada a Lisboa é primeiro passo para a conquista de Portugal pela Kiabi

A marca francesa de roupa de baixo custo caminha para a afirmação plena no mercado português e falou ao Economia ao Minuto da estratégia a seguir.

Chegada a Lisboa é primeiro passo para a conquista de Portugal pela Kiabi
Notícias ao Minuto

07:05 - 12/01/17 por Bruno Mourão

Economia Empresas

Pode ainda não ser um nome conhecido de todos os portugueses, mas a Kiabi está a dar passos lentos e seguros para entrar nas casas e nas ruas nacionais. 

A marca de roupa 'low cost' nasceu em França na década de 70 do século XX e fez furor no mercado interno graças à moda divertida e à excelente relação qualidade/preço, conseguida através da inspiração francesa e os designs exclusivos de dezenas de estilistas próprios

Agora, depois de abrir com sucesso lojas em Beja, Évora, Pombal e Santo André, a Kiabi chega à Grande Lisboa com planos ambiciosos para a loja do Fórum Sintra e os olhos postos numa afirmação que terá como próximo passo o Porto. 

Isabel Azevedo, country manager da Kiabi em Portugal, tirou alguns minutos da agenda no dia do recrutamento de colaboradores e falou com o Economia ao Minuto dos planos da marca e a visão sobre o mercado nacional.

Agora que se preparam para chegar à área da Grande Lisboa, o que é que os clientes podem esperar das lojas e dos produtos Kiabi?  

Os clientes podem, desde logo,  encontrar moda que é inclusiva, para toda a família e para vários tipos de morfologia, e sempre a preços acessíveis. No que concerne aos novos espaços físicos, podem contar com um novo conceito de loja, um novo ambiente, com novos espaços dentro da própria loja – como é o exemplo de espaço de brincadeira para as crianças – e  uma experiência de compra integrada com serviços e canais 360º. O nosso objetivo é que um cliente que venha à loja, seja também um cliente web, que encomenda online e que apenas levanta o produto em loja, por exemplo. É uma vontade da Kiabi abrir desde o primeiro dia em multicanal, permitindo a todas as famílias portuguesas o acesso à nossa moda independentemente de onde habitam. 

Vão existir diferenças entre a loja do Fórum Sintra e as restantes que já tinham em Portugal?  

Temos quatro lojas franchisadas em Portugal desde 2010. Pretendemos agora começar um novo percurso chegando com o nosso novo conceito a Sintra. Trata-se de um conceito que proporciona uma experiência de compra positiva, com forte inovação digital e que se apoia na cultura da nossa marca, que passa pelo culto da felicidade dos nossos colaborares como pilar do nosso crescimento sustentado e de uma relação de proximidade com os clientes.  

Estão satisfeitos com os resultados da marca em Portugal?  

Todo o plano de crescimento que apontamos para Portugal assenta no conhecimento profundo das famílias portuguesas, que é aliás um país que consideramos, a nível global, estratégico para a nossa marca. Ao longo destes cinco anos, descobrimos o potencial da marca, a procura e as necessidades do cliente português, pelo que estamos certos do sucesso do crescimento que temos previsto para este mercado.  

Pensam abrir mais lojas este ano? Se sim, onde?  

De acordo com o nosso plano de crescimento estratégico para Portugal, já estamos a trabalhar para a abertura da próxima grande loja, que será no Porto num dos principais centros comerciais da cidade. E seguiremos com esta ambição até 2022 onde projetamos alcançar 10 novas implantações nos principais centros urbanos do país.   

Que tipo de colaborador querem encontrar nas vossas campanhas de recrutamento? Notam os efeitos do vosso conceito de 'speed job dating'?  

Na Kiabi não recrutamos através de CV. Queremos conhecer pessoas que se integram nos valores da nossa marca: confiança, ambição, transparência, descontração, proximidade e compromisso e isto não se consegue identificar através de CV. Neste sentido, acreditamos que um 'speed job dating' é libertador de energia positiva que nos leva à descoberta de bons talentos e dos membros da nossa futura família. Com este novo formato, a marca procura proporcionar aos candidatos a possibilidade de conhecerem-nos através dos nossos próprios funcionários. É com muita satisfação que temos 81% dos nossos 8700 colaborares em todo o mundo a garantirem que têm orgulho em trabalhar na Kiabi. Estamos felizes pelo sucesso deste tipo de iniciativa.  

Sendo que há outras marcas de moda que também se destacam pelos preços baixos, qual é o principal fator diferenciador da Kiabi?  

Acreditamos que há espaço para uma marca como a Kiabi. O nosso nicho de mercado é o setor de oferta em expansão. Temos diversos fatores diferenciadores que contribuem para uma experiência única de todos aqueles que nos escolhem como a marca de moda das suas vidas. A nossa qualidade de produtos e serviços, a nossa inspiração na moda francesa, a nossa oferta para todos os elementos da família e segmentos do bebé ao adulto, e o lançamento contínuo de novas coleções a cada duas semanas. Temos ainda coleções exclusivas I Want It e uma oferta a pensar nos tamanhos XL. E, sobretudo, somos próximos dos nossos clientes. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório