Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Inflação de 2016 confirmada. Já há referência para aumentos de prestações

As pensões e restantes pagamentos do Estado vão ser, tal como acontece há muitos anos, revistas pelo valor divulgado hoje pelo INE. Os preços cresceram mais no ano passado do que em 2015.

Inflação de 2016 confirmada. Já há referência para aumentos de prestações
Notícias ao Minuto

11:45 - 11/01/17 por Bruno Mourão

Economia INE

A inflação portuguesa teve uma variação média anual de 0,6% em 2016. O valor é a confirmação dos números que já se previam desde o final do terceiro trimestre e sela a referência a ter em conta nas revisões de prestações sociais como as reformas, que tem em conta a inflação excluindo o setor da habitação. 

Os valores divulgados esta manhã pelo INE significam um aumento de 0,1 pontos percentuais na inflação média em relação a 2015, ano em que os preços tinham subido 0,5%. 

"Em dezembro de 2016, o Índice de Preços no Consumidor registou uma variação homóloga de 0,9%, taxa superior em 0,3 pontos percentuais à observada em novembro. A aceleração do IPC foi determinada sobretudo pelo comportamento dos preços do subgrupo dos Combustíveis e lubrificantes para equipamento para transporte pessoal", explica o INE. 

"Comparativamente com o mês anterior, o Índice de Preços no Consumidor apresentou uma variação nula em dezembro (-0,5% e -0,3% no mês anterior e em dezembro de 2015, respetivamente)." 

Na comparação com a restante zona euro feita através do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor, Portugal registou variações anuais (0,6%) e mensais (0,9%) semelhantes à inflação contabilizada pelo INE e exatamente na média da zona euro (0,6%).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório