Funcionários públicos vão trabalhar mais horas

Uma fonte do Governo avançou à rádio TSF, esta quinta-feira, que a poupança na despesa do Estado vai ser feita através de um aumento no horário de trabalho dos funcionários públicos, entre outras medidas que passam pelo fim do pagamento de horas extraordinárias, por um aumento da contribuição para a ADSE, e pela redução do pagamento a funcionários em regime de mobilidade.

--

©

Notícias Ao Minuto
02/05/2013 12:46 ‧ 02/05/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Trabalho

O horário de trabalho na Função Pública vai passar de 35 para 40 horas semanais, adiantou à TSF uma fonte do Governo.

Trata-se de uma medida que vai permitir, até Dezembro, uma poupança de cerca de 70 milhões de euros e para a qual também vai contribuir o fim do pagamento das horas extraordinárias e da contratação de professores, por via do alargamento do horário de trabalho para os docentes dos quadros.

Além destas medidas, acrescenta a mesma fonte, em análise está também um aumento de 0,75% da contribuição dos funcionários do Estado para a ADSE e para outros sub-sistemas de Saúde. Assim sendo, os trabalhadores passaram a descontar 2,25% do salário e não os actuais 1,5%. O que, segundo contas da TSF, permitirá arrecadar mais 90 milhões de euros.

Outra medida na mira do Governo é a redução do pagamento a funcionários em regime de mobilidade especial e que poderá significar uma poupança de mais 40 milhões de euros de poupança até ao final do ano.

Assim sendo, contas feitas, com estas medidas juntam-se mais 200 milhões de euros à poupança já anunciada de 700 milhões para tapar quase totalmente o ‘buraco’ aberto com o chumbo do Tribunal Constitucional.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas