Alegrem-se os portugueses que pensavam que a descida da semana passada não iria voltar a repetir-se: os combustíveis prometem ficar mais baratos na próxima segunda-feira, graças à ajuda crucial das eleições norte-americanas.
A escolha de Donald Trump como futuro presidente dos Estados Unidos da América foi inicialmente encarada com grande pessimismo pelos mercados, provocando perdas em todo o mundo. É previsível que o setor petrolífero receba um importante impulso devido à reconhecida aposta de Trump no setor, mas para já, a primeira consequência do 'efeito Trump' é uma queda dos preços.
O gasóleo, que desceu mais de três cêntimos na semana passada, deverá ficar meio cêntimo mais barato, mas a queda pode chegar a um cêntimo por litro graças à subida do euro face ao dólar.
Se na semana passada foi o diesel a cair mais, desta vez será a gasolina a sofrer a maior revisão em baixa: a versão simples da gasolina 95 deverá cair pelo menos dois cêntimos por litro.
A próxima segunda-feira vai trazer a segunda queda consecutiva, depois de mais de um mês sem qualquer alívio para os condutores portugueses.