Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

A cada 15 segundos, acontece um caso de fraude financeira

Estudo de entidade britânica mostra uma realidade preocupante para o bolso dos contribuintes. Burlões apostam cada vez mais no roubo de informações para contrariar os avançados sistemas de segurança dos bancos.

A cada 15 segundos, acontece um caso de fraude financeira
Notícias ao Minuto

10:11 - 21/09/16 por Bruno Mourão

Economia Reino Unido

Quando acabar de ler este artigo, vários crimes financeiros terão sido cometidos. Esta é a principal conclusão de um estudo da Financial Fraud Action UK, um grupo criado pelos bancos britânicos para analisar os dados de fraudes recolhidos em todo o Reino Unido. 

A entidade revela que em média, a cada 15 segundos foi cometido um crime financeiro de algum tipo no primeiro semestre de 2016, um aumento de 53% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Os bancos são cada vez mais eficazes a combater este tipo de irregularidades, mas os burlões apontam agora para os clientes vulneráveis, roubando a informação pessoal e identidade financeira. Apesar dos muitos avisos, ainda há quem passe dados confidenciais através do telefone ou e-mail, caindo na armadilha do 'phishing'. 

Cerca de um quarto dos inquiridos pela Financial Fraud Action UK admitem ter transmitido informações a burlões, por lhes terem parecido credíveis ou simplesmente por estarem "com pressa" para acabar o telefonema. 

Segundo os dados citados pela CNN, as perdas provocadas pelos crimes financeiros no Reino Unido chegaram aos 878 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório