Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Moody's não acredita em 2.º resgate. Posição portuguesa "é confortável"

Agência norte-americana garante que existe um risco "baixo" de Portugal atingir nova situação de insustentabilidade financeira. Depois de Mário Centeno surgir na CNBC a acalmar os ânimos, surge mais uma declaração de confiança.

Moody's não acredita em 2.º resgate. Posição portuguesa "é confortável"
Notícias ao Minuto

16:17 - 13/09/16 por Bruno Mourão

Economia Notação

Mário Centeno admitiu que evitar um novo resgate era a sua principal função, mas o discurso em entrevista à televisão norte-americana CNBC tinha levantado algumas dúvidas sobre a relevância de falar no tema em altura tão delicada, principalmente tendo em conta a cada vez mais próxima operação de venda de dívida subordinada da CGD nos mercados.

Os ânimos parecia ter voltado a exaltar-se, mas esta tarde surgiu em cena a Moody's para sossegar os investidores mais alarmistas com uma declaração de absoluta confiança na economia portuguesa.

Para a agência norte-americana, o risco de Portugal precisar de nova ajuda externa "é baixo", o que não significa que o país consiga cumprir todas as metas. A Moody's diz mesmo que espera que "as metas orçamentais continuem a ser falhadas", mas o défice "vai muito provavelmente estabilizar abaixo dos 3% do PIB".

Para a agência de rating, a posição de financiamento portuguesa "é muito confortável", uma vez que os juros da dívida continuam muito longe dos níveis insustentáveis do passado, e mesmo que o segundo resgate "não possa ser totalmente descartado", dificilmente irá tornar-se realidade.

[Notícia atualizada às 16h35]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório