Moody's não acredita em 2.º resgate. Posição portuguesa "é confortável"

Agência norte-americana garante que existe um risco "baixo" de Portugal atingir nova situação de insustentabilidade financeira. Depois de Mário Centeno surgir na CNBC a acalmar os ânimos, surge mais uma declaração de confiança.

[MF]. A Moody's sign is displayed on 7 World Trade Center, the company's corporate headquarters in New York, February 6, 2013.

© Reuters

Bruno Mourão
13/09/2016 16:17 ‧ 13/09/2016 por Bruno Mourão

Economia

Notação

Mário Centeno admitiu que evitar um novo resgate era a sua principal função, mas o discurso em entrevista à televisão norte-americana CNBC tinha levantado algumas dúvidas sobre a relevância de falar no tema em altura tão delicada, principalmente tendo em conta a cada vez mais próxima operação de venda de dívida subordinada da CGD nos mercados.

Os ânimos parecia ter voltado a exaltar-se, mas esta tarde surgiu em cena a Moody's para sossegar os investidores mais alarmistas com uma declaração de absoluta confiança na economia portuguesa.

Para a agência norte-americana, o risco de Portugal precisar de nova ajuda externa "é baixo", o que não significa que o país consiga cumprir todas as metas. A Moody's diz mesmo que espera que "as metas orçamentais continuem a ser falhadas", mas o défice "vai muito provavelmente estabilizar abaixo dos 3% do PIB".

Para a agência de rating, a posição de financiamento portuguesa "é muito confortável", uma vez que os juros da dívida continuam muito longe dos níveis insustentáveis do passado, e mesmo que o segundo resgate "não possa ser totalmente descartado", dificilmente irá tornar-se realidade.

[Notícia atualizada às 16h35]

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas