Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Centeno: Evitar um novo resgate "é a minha principal função"

À margem da 'rentrée' do Ecofin, Mário Centeno falou à CNBC da situação portuguesa. O Ministro das Finanças garante que a estratégia de aposta no consumo não significa uma inversão das reformas e garante que o Governo está a fazer tudo para evitar nova intervenção externa.

Centeno: Evitar um novo resgate "é a minha principal função"
Notícias ao Minuto

11:05 - 12/09/16 por Bruno Mourão

Economia Entrevista

Com um crescimento anémico e algumas dificuldades para manter a força do comércio internacional e a recuperação da indústria, construção e serviços, a economia portuguesa tem feito soar alarmes em todo o mundo e parece afastar-se do aparente sucesso de Espanha e República da Irlanda no pós-crise. 

Os sinais de alerta repetem-se, mas para tentar tranquilizar os mercados, Mário Centeno falou à CNBC antes da reunião da passada semana do Ecofin e deixou no ar a ideia que Portugal está a fazer todos os esforços para evitar um novo resgate e recuperar a economia sem austeridade excessiva. 

Questionado sobre a possibilidade de um segundo programa de ajuda externa, o ministro das Finanças foi claro: "[Evitar um resgate] É a minha principal função. Estamos a seguir compromissos orçamentais e a reduzir a dívida pública precisamente nessa linha". 

As críticas à estratégia de devolução de direitos e aumento do salário mínimo têm surgido da oposição e de vários representantes europeus, mas Centeno garante que a atenção do Governo deve continuar voltada para a recuperação dos rendimentos e para "baixar impostos que já deviam ser baixos, devido à natureza temporária dos aumentos". 

Sobre os planos económicos para o futuro, Mário Ceteno garantiu que está a ser aplicado um ambicioso plano de "estabilização do sistema financeiro, crucial para o crescimento do investimento e da economia". 

"É um conjunto muito mais variado de medidas que estamos a aplicar", garantiu o ministro das Finanças, numa comparação direta com o governo de coligação PSD/CDS-PP.

[Notícia atualizada às 11h20]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório