Nem os historiadores concordam no que à origem do whiskey diz respeito: apesar de vários indícios apontarem para os monges irlandeses terem sido os criadores da bebida, muitos escoceses garantem que foi nas 'highlands' que nasceu a bebida apelidada como 'água da vida' no antigo dialeto celta.
Certo apenas é que foram os britânicos a levar o whiskey para os Estados Unidos, onde ao longo dos séculos de independência a bebida viria a ganhar vida própria através de marcas lendárias como a Jim Bean ou a Jack Daniel's. A paixão pela bebida dourada é enorme e por isso, na Califórnia surgiu uma nova versão do whiskey, com uma inovação nunca antes vista.
Misturando whiskeys do Estado do Indiana e do Kentucky, o Gold Bar Whiskey é depois filtrado através de ouro puro de 24 quilates, "fazendo a mesma viagem através do país que os caçadores de fortunas fizeram ao longo dos últimos 175 anos rumo ao Estado dourado da Califórnia".
Os criadores da bebida embalam e numeram cada garrafa individualmente numa caixa em forma de barra de ouro, com a gravação de uma moeda de 24 quilates na frente, representando a figura nacionalista norte-americana 'Lady Liberty'.
Cada garrafa custa cerca de 50 dólares (44,5 euros) nos Estados Unidos, e através do site oficial pode descobrir mais sobre o Gold Bar Whiskey, ver ideias de cocktails e até inscrever-se no Gold Club para receber a newsletter com as novidades sobre a bebida.