Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Até sanções "sem castigo" é "humilhante. Quase nos tratam como párias"

Portugal e Espanha podem ser multados devido a défice de 2015.

Até sanções "sem castigo" é "humilhante. Quase nos tratam como párias"
Notícias ao Minuto

23:02 - 13/07/16 por Pedro Filipe Pina

Economia Bagão Félix

Ecofin deu o seu ‘ok’ à possível aplicação de sanções a Portugal e Espanha. Agora, falta saber se há mesmo sanções e se, havendo, se implicam multa ou não. Para Bagão Félix, a União Europeia tem o hábito de “procrastinar as decisões”, algo que estará a acontecer ainda.

No seu espaço de comentário semanal na antena da SIC Notícias, o antigo governante admitiu que a hipótese de sanções “são instrumentos para cumprir, sob pena de se auto-desvalorizarem, mas acontece que esta decisão é inoportuna e injusta”.

"Parece que a União Europeia não tem mais nenhum problema”, numa altura em que, recordou, Brexit, crise migratória, banca italiana e terrorismo são preocupações à estabilidade europeia. Além do mais são “duas décimas num PIB pequenino”, dada a dimensão de Portugal no seio da economia europeia.

“Défices superiores a 3% há-os por todo o lado”, salientou ainda, mostrando depois um gráfico que mostra que, desde 2006 a 2015, houve quase 60% de casos de países quebrando a regra dos 3% nesta última década.

“De repente, lembraram-se”, ironizou, lembrando que a Alemanha, antes da crise, “teve sempre défices acima de 3%, e a França a mesma coisa”.

Na altura em que foi ministro das Finanças, lembrou Bagão Félix que discutiram na Europa “durante alguns meses a revisão do pacto de estabilidade e crescimento, para de algum modo desculpar os ‘deslizes’ de França e Alemanha, o que não deixa de ser curioso”. Nessa altura, o tema de sanções não esteve sequer em cima da mesa.

Mesmo que o castigo seja “sem castigo”, apesar de tudo, “é melhor”, mas este prolongar do processo já tem “custos reputacionais”. Na sua opinião, mesmo esta hipótese de “castigo sem castigo” é “desonrosa e humilhante, quase nos tratando como párias. Isso é uma linguagem que se usa com as crianças” e não com países, destacou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório