Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

VW: Clientes europeus sem indemnizações porque seria muito caro

Depois de confirmar o pagamento de um valor igual a todos os clientes afetados nos Estados Unidos, a Volkswagen desiludiu os europeus. Presidente da empresa germânica acabou com as esperanças dos condutores de carros do grupo.

VW: Clientes europeus sem indemnizações porque seria muito caro
Notícias ao Minuto

11:13 - 04/07/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Emissões

Desenganem-se os clientes na Europa que tinham esperança de conseguir uma retribuição pelos danos das alterações fraudulentas nos motores do grupo Volkswagen. 

Em declarações ao jornal Welt am Sonntag, o presidente da companhia alemã pôs de parte a possibilidade de pagar indemnizações aos donos de carros VW na Europa, com uma justificação simples: "Não é preciso ser um matemático para perceber que pagar indemnizações de valor arbitrário colocaria a Volkswagen em insolvência". 

"Nem preciso de explicar o que significaria em termos financeiros para a empresa pagar aos clientes europeus", afirmou Matthias Müller, garantindo que já falou com as autoridades europeias sobre o assunto: "Eu disse isto à Comissão Europeia numa conversa pessoal em Bruxelas, na passada quinta-feira". 

As declarações do líder da Volkswagen são particularmente surpreendentes devido ao acordo alcançado na semana passada, que prevê o pagamento de multas ao Estado norte-americano e de indemnizações aos clientes dos Estados Unidos num valor total de 13,2 mil milhões de euros. 

O MarketWatch foi ouvir o principal escritório de advogados responsável pelos processos contra a Volkswagen na Europa e a resposta às palavras de Matthias Müller não deixam dúvidas: "Os europeus não são menos merecedores de justiça do que os norte-americanos. Não se pode enganar os consumidores europeus e fugir às responsabilidades".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório