Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Dívida pública cresceu 1,6 mil milhões só em maio

Dados do Banco de Portugal dão conta de um novo aumento do valor total devido aos credores. Emissões nos mercados são as grandes responsáveis pela variação.

Dívida pública cresceu 1,6 mil milhões só em maio
Notícias ao Minuto

11:21 - 01/07/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia BdP

Depois do FMI ter reduzido em toda a linha as previsões económicas e ter demonstrado grande ceticismo sobre a capacidade portuguesa de cumprir a meta de défice assumida perante a Comissão Europeia e de Mário Centeno ter deixado a porta aberta para um Orçamento Retificativo com números de crescimento mais pessimistas, os dados revelados hoje pelo Banco de Portugal não ajudam a afastar o pessimismo.

"Em maio de 2016, a dívida pública situou-se em 237,6 mil milhões de euros, aumentando 1,6 mil milhões de euros relativamente ao final do mês anterior", revela o boletim estatístico do banco regulador nacional.

"Esta variação reflete emissões líquidas positivas de títulos (1,3 mil milhões de euros), com destaque para a primeira emissão de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (0,8 mil milhões de euros), e um aumento das responsabilidades em numerário e depósitos (0,3 mil milhões de euros)", explica o Banco de Portugal.

Ainda assim, nem tudo é negativo: "O crescimento da dívida pública foi acompanhado por um aumento mais acentuado dos ativos em depósitos (2,1 mil milhões de euros), pelo que a dívida pública líquida de depósitos da administração central registou uma diminuição de 0,5 mil milhões de euros face ao mês anterior, ascendendo a 219,2 mil milhões de euros".

O aumento de maio foi o maior deste ano, levando a dívida para um novo máximo histórico em numerário. O peso em termos de percentagem do PIb ainda não é conhecido, uma vez que os números da produção nacional do segundo trimestre ainda não foram divulgados oficialmente.

[Notícia atualizada às 12h00]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório