Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Pharol mergulha na incerteza com queda da Oi

Operadora brasileira pediu ajuda para desenhar um plano de recuperação de dívida, mas nem só no Brasil se anteveem dificuldades para lidar com a fúria dos credores.

Pharol mergulha na incerteza com queda da Oi
Notícias ao Minuto

09:18 - 21/06/16 por Bruno Mourão com Ana Lemos

Economia Comunicação

A ligação umbilical entre Oi e Portugal Telecom não acabou com a venda da empresa portuguesa à Pharol. O que parecia ser uma separação limpa acabou por ser tudo menos isso, e do Brasil chegam notícias que fazem prever tempos difíceis para a antiga PT, atual Pharol. 

Num volte face esperado mas ainda assim desapontante, a Oi anunciou que não terá capacidade para cobrir dívidas avaliadas em cerca de 17 mil milhões de euros e o plano de recuperação judicial tornou-se a única solução possível. A perspetiva de liquidação abre a porta ao reembolso de obrigações através da emissão de ações, numa vaga de incumprimento que poderá afetar milhares de credores em todo o mundo. 

Com 230 a 260 milhões de euros para reembolsar até 26 de julho, a Oi viu-se entre a espada e a parede, não sendo capaz de resistir a um processo que funciona nos mesmos moldes gerais dos Planos Especiais de Revitalização em Portugal. 

Segundo o Expresso, a administração da Oi já procura alternativas para cumprir as obrigações financeiras, mas a hipótese de cobrir as dívidas com emissão de novas ações parece ser fonte de discórdia. 

O Expresso garante que a Pharol já se assumiu contra esta hipótese, uma vez que a emissao de novos títulos teria como consequência a diluição da participação detida no capital da Oi dos atuais 27,2% para uma posição equivalente a 2%. Mesmo com opção de compra de mais alguns milhões de ações, a Pharol passaria a ter um peso quase irrelevante na operadora brasileira. 

As duas administrações parecem também discordar nos métodos de reembolso, com a Oi a pretender dar prioridade a alguns credores e a Pharol a rejeitar essa solução.

Para evitar a instabilidade excessiva na bolsa portuguesa, a CMVM anunciou esta manhã a suspensão das trocas de ações da Pharol.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório