Um curto documento divulgado hoje pelo BCP desmisticou o futuro do ActivoBank, o banco online do grupo Millennium. Depois de algum tempo de incerteza, a expectativa de uma venda foi gorada devido à elevada importância no portfólio de ativos do Banco Comercial Português.
"O Banco Comercial Português, S.A. informa que concluiu hoje o processo de avaliação de vários cenários estratégicos para valorização do ActivoBank, o banco online de referência em Portugal", revela o comunicado divulgado na página oficial da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, antes de levantar o véu: "Informa igualmente ter decidido pela manutenção do ActivoBank no perímetro do Grupo BCP em função da sua capacidade de geração de valor no contexto da evolução esperada para o modelo de negócio bancário do BCP".
A revelação surge num dia muito intenso para o BCP, que decorreu de forma catástrófica na bolsa de Lisboa graças a uma queda superior a 10%; ao final do dia, depois de atingir o valor por ação mais baixo da sua história, foi revelado o interesse oficial do Millennium BCP na compra do Novo Banco, a principal razão para a fuga dos investidores.
[Notícia atualizada às 20h10]