Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Acordo que permite ao Estado ficar com 50% da TAP é apresentado hoje

O Governo e a Atlantic Gateway dão hoje uma conferência de imprensa para apresentarem o acordo de compra e venda de ações da TAP, assinado sexta-feira, que permite ao Estado ficar com 50% de ações da transportadora aérea.

Acordo que permite ao Estado ficar com 50% da TAP é apresentado hoje
Notícias ao Minuto

06:15 - 21/05/16 por Lusa

Economia Privatização

O Acordo de Compra e Venda de Ações e o Acordo Parassocial e de Compromissos Estratégicos foram assinados pelo ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e pelo consórcio Atlantic Gateway, dos empresários Humberto Pedrosa e David Neelman.

A conferência de imprensa terá a participação de Pedro Marques e do comendador Humberto Pedrosa, em representação da Atlantic Gateway.

O Governo de António Costa vai pagar 1,9 milhões de euros para o Estado ficar com 50% da TAP (em vez de 34% como previa o acordo anterior), resultado das negociações com o consórcio Gateway, que tinha 61% do capital da companhia e que agora fica com 45%, podendo chegar aos 50%, com a aquisição do capital à disposição dos trabalhadores.

O Estado compromete-se a não deter uma participação superior a 50% na TAP, que ficará na posse da Parpública, passando a nomear o presidente do Conselho de Administração da empresa, composto por 12 elementos - seis escolhidos pelo Estado e seis pelo consórcio privado.

Já a comissão executiva mantém-se com três membros, nomeados pelos acionistas privados, sendo liderada por Fernando Pinto.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório