Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Bruxelas: Santana Lopes e Vitorino creem que não há razões para alarme

Os dois comentadores acreditam que as previsões de Bruxelas não são propriamente preocupantes para o país.

Bruxelas: Santana Lopes e Vitorino creem que não há razões para alarme
Notícias ao Minuto

23:30 - 03/05/16 por Inês André de Figueiredo

Economia Debate

Pedro Santana Lopes e António Vitorino estiveram no programa ‘Edição da Noite’, na SIC Notícias, e analisaram as previsões da Comissão Europeia para a economia portuguesa e para o défice do atual e do próximo ano, sendo que ambos acreditam não haver razões para alarme.

“Por enquanto não há razões para alarme e esperemos que não venha a haver”, iniciou o social-democrata, ressalvando que “a Comissão Europeia melhorou nas previsões e no otimismo do inverno para a primavera”, já que “nas previsões de inverno apontava para um défice de 3,4%, [e] agora vai nos 2,7%”.

Nesta senda, Santana Lopes refere também que a Comissão Europeia “tem uma tradição de pessimismo em relação a Portugal”, chegando mesmo a lembrar os números apontados quando o governo anterior ainda estava em funções.

Opinião idêntica demonstrou António Vitorino, salvaguardando a ideia de que não há “grande motivo de surpresa”, principalmente porque as últimas previsões têm cerca de um mês e “não era de esperar que a Comissão Europeia fizesse grandes alterações”.

“A questão do défice é uma questão importante porque, desta feita, a comissão já incorporou aquelas medidas adicionais que o Governo português teve de adotar para garantir que não tinha problemas com o Orçamento do Estado para 2016”, acrescentou.

António Vitorino relembra ainda que é “fundamental sair do processo por défices excessivo, até no interesse do Governo e da maioria que o apoia, porque a margem de flexibilidade do ajustamento orçamental que vai ter de ser feito depende de podermos utilizar o crédito de sairmos do processo dos défices excessivos”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório