Meteorologia

  • 29 NOVEMBRO 2022
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 16º

Presidente da EDP ganhou quase 6 mil euros por dia no ano passado

António Mexia voltou a ser um dos mais bem pagos gestores em Portugal. Pagamentos extra permitiram que a conta do administrador ficasse bem mais recheada.

Presidente da EDP ganhou quase 6 mil euros por dia no ano passado
Notícias ao Minuto

09:15 - 17/03/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Remunerações

O ano de 2015 deixou António Mexia num lugar de grande destaque entre os administradores das cotas da bolsa de Lisboa. Graças a vários bónus e pagamentos extra justificados pelo papel importante na liderança da EDP, o presidente executivo conseguiu aumentar de forma significativa o valor ganho em 2014 e arrecadou mais de 2,17 milhões de euros em remunerações. 

Para ser mais exato, António Mexia teve direito a um total de 2.176.080 euros em pagamentos da EDP:  239.313 euros em remuneração fixa e 480.000 euros de remunerações variáveis até 21 de abril de 2015; 547,618 euros de pagamentos fixos após 21 de abril; 549.149 euros de "componente variável plurianual da remuneração imputável ao primeiro dos anos do mandato de 2012-2014"; e um bónus extra individual de 360.000 euros atribuída pela EDP "em virtude das qualidades de liderança e visão estratégica reveladas durante esse período pelo presidente". Todos os dados estão disponíveis no relatório e contas da EDP enviado pela empresa à CMVM.

A conta de António Mexia 'engordou' 5961 euros por dia, mantendo o gestor português entre os mais bem pagos de todo o mercado nacional. Se tivermos em conta apenas os dias úteis de 2015 e assumirmos que não existiram folgas ou férias, as remunerações do presidente executivo da maior companhia elétrica nacional são ainda mais impressionantes: por cada dia de trabalho, António Mexia recebeu 8.635 euros. 

No total, a administração da EDP recebeu pouco mais de 10 milhões de euros brutos em pagamentos da empresa durante o ano passado, um valor inflacionado pelos prémios referentes aos últimos três anos do ciclo de gestão.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório