Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

TAP: Deputados aprovam audição de Diogo Lacerda Machado

Os deputados da Comissão de Economia vão chamar ao Parlamento Diogo Lacerda Machado para prestar esclarecimentos sobre o processo de privatização da TAP.

TAP: Deputados aprovam audição de Diogo Lacerda Machado
Notícias ao Minuto

20:23 - 16/03/16 por Lusa

Economia Privatização

A audição do antigo secretário de Estado, que tinha sido requerida pelo PSD, foi aprovada por unanimidade, faltando agora contactar o visado e marcar a data.

Os sociais-democratas querem saber daquele que é tido como o negociador do Estado neste processo "quais foram as contrapartidas que foram dadas aos acionistas da Gateway" no âmbito do acordo de reversão da venda dos 61% da TAP ao consórcio Gateway, de Humberto Pedrosa e David Neeleman, uma vez que consideram que esse processo foi feito com "opacidade e falta de transparência".

A bancada do PSD quer ainda perceber como está prevista a entrada de capitais chineses na TAP.

O Governo de António Costa chegou a acordo com o consórcio privado para o Estado ficar com 50% da empresa (em vez dos 34%) e o consórcio privado com 45% (em vez dos anteriores 61%). O capital da Atlantic Gateway na transportadora aérea poderá ainda chegar aos 50%, se os trabalhadores da TAP não adquirirem a participação de até 5% que lhes foi destinada.

Entretanto, a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) aplicou em fevereiro à TAP e à Portugália medidas cautelares por um período de três meses que impedem a tomada de decisões de gestão extraordinárias.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório