Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Regulamentos do Mar2020 aprovados até ao final de abril

Os regulamentos que permitem aplicar o programa de fundos comunitários Mar2020, direcionado para o investimento no setor das pescas, deverão ser aprovados até 30 de abril, segundo um diploma hoje publicado em Diário da República.

Regulamentos do Mar2020 aprovados até ao final de abril
Notícias ao Minuto

13:51 - 16/03/16 por Lusa

Economia Fundos europeus

O Mar2020 dispõe de um envelope financeiro de 392,5 milhões de euros de verbas comunitárias, aos quais se juntam mais 120 milhões de euros correspondentes à contrapartida nacional, e vigora no período 2014-2020 sucedendo ao PROMAR. A informação foi hoje publicada em Diário da República.

As verbas do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e Pescas (FEAMP) vão ser canalizadas para medidas que promovam a competitividade, que integram as compensações às regiões ultraperiféricas (214,8 milhões), sustentabilidade (99,3 milhões de euros), inclusão e emprego (37 milhões) e eficiência energética e economia de baixo carbono (11 milhões).

Os regulamentos terão ainda de receber 'luz verde' de Bruxelas.

O programa inclui ainda um instrumento conhecido como Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), cujo objetivo é promover as zonas costeiras e envolver parcerias locais, prevendo-se que os primeiros concursos, para as Regiões Autónomas, sejam abertos a partir de 31 de março.

O Governo já promoveu a assinatura de contratos referentes ao DBLC Costeiro no Continente no valor de 39 milhões de euros.

Foram ainda publicados os diplomas que determinam a criação de grupos de trabalho para promover o transporte marítimo e a marinha mercante nacional e desenvolver a energia 'offshore', reforçam a missão da Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar e criam a Fatura Única Portuária, a implementar em todos os portos até ao final do ano.

Estas medidas integravam o pacote legislativo de estímulo à economia do mar anunciado no final do Conselho de Ministros do passado dia 3 de março e através do qual o Governo pretende duplicar o peso do setor no Produto Interno Bruto (2,5%, atualmente) até 2020.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório