Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Bolsas da Alemanha e do Reino Unido anunciam fusão

Dois dos maiores mercados acionistas da Europa passam a estar juntos. Apesar da proposta do Intercontinental Exchange, interesse germânico na bolsa de Londres foi mais forte.

Bolsas da Alemanha e do Reino Unido anunciam fusão
Notícias ao Minuto

09:59 - 16/03/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira e Lusa

Economia Mercado

Está confirmado o acordo entre a Deutsche Boerse e o London Stock Exchange. As duas empresas que gerem o mercado de Frankfurt e a bolsa de Londres anunciaram publicamente o acordo, que vai criar o maior operador de títulos transacionáveis da Europa.

O MarketWatch garante que a troca de ações está avaliada em cerca de 27.000 milhões de euros, o valor em que se estima o capital conjunto da Deutsche Boerse (DB1) e do London Stock Exchange (LSE). O grupo vai passar a ser detido em conjunto pelos acionistas de ambas as entidades, com os investidores da LSe a terem direito a 45,6% dos títulos e os investidores da DB1 a ficarem com 54,4% das ações.

No total, as duas empresas de gestão de mercados financeiros esperam poupar 450 milhões de euros por ano em gastos, para além do potencial de crescimento de receitas.

As duas bolsas indicaram que esta fusão permitirá unir duas cidades importantes, designadamente Londres, como um dos mais destacados centros financeiros do mundo, e Frankfurt, sede do banco Central Europeu (BCE), com acesso à maior economia da Europa.

"É a evolução lógica das nossas empresas numa indústria fundamentalmente em mudança", afirmou o conselheiro legal da Deutsche Börse, adiantando que as duas partes vão criar um grupo europeu de influência que vai "concorrer sobre uma base global".

Ao estruturar-se só em ações, os acionistas da LSE vão receber 0,4421 novos títulos por cada um dos seus e os da Deutsche Börse obterão uma ação por cada uma das suas.

O grupo terá um conselho de administração unitário composto por um número equitativo de representantes de ambas empresas.

O presidente da LSE, Donald Brydon, será o presidente do negócio combinado, enquanto o presidente do conselho supervisor da Deutsche Börse, Joachim Faber, será o vice-presidente.

O acordo entre DB1 e LSE foi alcançado apesar da oferta de última hora apresentada pelo norte-americano Intercontinental Exchange, dono da NYSE Euronext e maior grupo de gestão de mercados do mundo.

A fusão ainda terá de ser avaliada pela Comissão Europeia e o cancelamento é uma hipótese em aberto. Em 2012, Bruxelas bloqueou a compra da Euronext pela Deutsche Boerse, abrindo a porta à compra da entidade gestora europeia pelo Intercontinental Exchange.

[Notícia atualizada às 10h05]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório