Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

CGTP reivindica aumento do salário mínimo para os 600 euros em 2017

A subida do salário mínimo nacional (SMN) para os 600 euros em 2017 e a revogação imediata da sobretaxa de IRS, são exigências que constam da carta reivindicativa da CGTP que hoje será aprovada no XIII Congresso.

CGTP reivindica aumento do salário mínimo para os 600 euros em 2017
Notícias ao Minuto

07:08 - 27/02/16 por Lusa

Economia XIII Congresso

De acordo com o documento, cujas reivindicações vão vigorar no próximo mandato, a Central exige a subida do SMN e a sua evolução progressiva, com atualização a 1 de janeiro de cada ano, "sem contrapartidas para o patronato".

Da proposta, que será aprovada esta tarde no segundo e último dia do Congresso da Inter, constam também a exigência da diminuição da carga fiscal sobre os rendimentos do trabalho e a revogação imediata da sobretaxa do IRS, bem como o desagravamento do IVA e do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

A defesa da luta pelo aumento da produção e a criação de emprego e pela manutenção dos postos de trabalho está igualmente espelhada neste documento reivindicativo, que está dividido em nove pontos prioritários para a CGTP e que deverão determinar os próximos quatro anos.

O aumento generalizado dos salários e a reposição imediata e na totalidade dos cortes salariais e dos subsídios de férias e de Natal na função pública bem como a defesa da contratação coletiva são outras reivindicações da Inter presentes na carta.

A CGTP reivindica ainda a valorização dos serviços públicos, do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a defesa das funções sociais do Estado, da escola pública, e o combate à pobreza e exclusão social.

O XIII Congresso da CGTP terminará hoje com a aprovação do programa de ação para os próximos quatro anos e com a eleição do Conselho Nacional que vai dirigir a central no próximo mandato, que será o último de Arménio Carlos no cargo de secretário-geral.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório