Mais do que nunca importará fazer render as poupanças que, em razão da conjuntura económica, estarão a emagrecer. E apesar de os bancos estarem a praticar juros mais baixos, a descida na inflação possibilita um retorno mais elevado do que acontecia há um ano. Conheça as melhores ofertas.
No que diz respeito aos depósitos a um ano, o juro mais alto chega a atingir os 4% e é facultado pelo Banco Invest, que, justamente, paga um juro bruto de 4%, sendo que líquido, e deduzido da inflação, o retorno corresponde a 1,98%, indica o Jornal de Negócios. O Banco Popular, o Banif e o BBVA são aqueles que se seguem no que toca a ofertas mais vantajosas.
Já no que reporta a taxas para a aplicações a três anos, são vários os bancos que propõem juros acima da fasquia dos 3%. O BIC, com o depósito intitulado ‘Performance’ é aquele que mais se destaca, apresentando uma taxa líquida de 2,70%, seguido do BIG e do BBVA.
Atendendo aos depósitos de mais longo prazo, existem poucas alternativas. De um bolo total de 18 entidades bancárias, só uma fatia de cinco oferece depósitos com uma maturidade a cinco anos, e só em dois o juro bruto é superior aos 3%, a saber, o BIG e o BES. Não obstante, todas as ofertas batem a inflação.