"As autoridades nacionais, Governo e Banco de Portugal, decidiram hoje a venda da atividade do Banif – Banco Internacional do Funchal, S.A. (Banif) e da maior parte dos seus ativos e passivos ao Banco Santander Totta por 150 milhões de euros", confirma o comunicado enviado esta noite pelo Banco de Portugal.
O regulador financeiro reafirma uma "total proteção das poupanças das famílias e das empresas confiadas ao Banif, quer depósitos quer obrigações séniores", assim como a "continuação dos serviços financeiros até aqui prestados".
"Os acertos associados à opção de delimitação do perímetro acordada entre as autoridades portuguesas, as instâncias europeias e o Banco Santander Totta, envolvem um apoio público estimado de 2.255 milhões de euros que visam cobrir contingências futuras, dos quais 489 milhões de euros pelo Fundo de Resolução e 1.766 milhões de euros diretamente pelo Estado", acrescenta o comunicado.
No documento enviado às redações pode ainda ler-se que se trata da "solução que salvaguarda a estabilidade do sistema financeiro nacional e que protege as poupanças das famílias e das empresas, bem como o financiamento à economia".
Aguarda-se ainda a comunicação do primeiro-ministro ao país sobre a venda da instituição bancária, concretizada este domingo.