Em comunicado, o banco liderado por Nuno Amado refere que o contrato de financiamento relativo à primeira parcela de 250 milhões de euros foi assinado hoje, em Lisboa, pelo vice-presidente do BEI, Román Escolano, e pelo administrador financeiro do Millennium BCP, Miguel Bragança.
O BCP esclarece que, além das PME, "serão também elegíveis para financiamento as chamadas 'mid-caps' (empresas com um máximo de 3.000 trabalhadores) e outras entidades dos setores público e privado que pretendam realizar projetos de pequena e média dimensão em Portugal".
Cada projeto de uma PME pode receber até 12,5 milhões de euros de financiamento do BEI, sendo que este financiamento pode atingir 50% noutro tipo de projetos.
Ao abrigo do presente acordo, o Millennium BCP compromete-se a acompanhar o empréstimo do BEI com, pelo menos, o mesmo montante, dando um novo incremento ao seu volume de empréstimos de médio e longo prazo a empresas.
O comunicado adianta que estes fundos "proporcionarão financiamento de longo prazo às PME e às empresas 'mid-cap' para os seus projetos de investimento, principalmente nos setores da indústria e dos serviços".
O financiamento das pequenas empresas é uma das prioridades de investimento do BEI que, em 2014, concedeu um montante recorde de 25.500 milhões de euros às pequenas empresas, beneficiando mais de 290.000 empresas em toda a Europa.
Em Portugal, no mesmo ano, o BEI assinou acordos de empréstimo num total de 1.319 milhões de euros, incluindo 875 milhões de euros para as PME e as 'mid-caps'.