Antiga dona do BPN pode ter de pagar 1,3 mil milhões ao Estado

Plano Especial de Revitalização reconhece dívidas elevadas aos cofres públicos. Antiga Sociedade Lusa de Negócios (SLN) pretendia reconhecer apenas parte da dívida, mas decisão final pode ser mais desfavorável.

--

©

Notícias Ao Minuto
23/10/2015 07:21 ‧ 23/10/2015 por Notícias Ao Minuto

Economia

Insolvência

O Estado português quer receber cerca de 1,3 mil milhões de euros da Galilei. O valor é pedido no âmbito da insolvência da antiga dona do BPN, como compensação pelos créditos tóxicos assumidos pela Parvalorem e Parups. 

As empresas públicas assumiram a responsabilidade de cobrir as responsabilidades de alguns dos financiamentos de alto risco, após o resgate ao Banco Português de Negócios (BPN).

Na época, a Galilei, ainda chamada Sociedade Lusa de Negócios, abdicou dos produtos financeiros para garantir a estabilidade do grupo, mas a incapacidade de pagar as dívidas resultantes obrigou a empresa a pedir a entrada no Processo Especial de Revitalização já este ano. 

No total, os credores reclamam o pagamento de 1.668 milhões de euros, referentes a em total de 1.461 créditos em incumprimento. Cerca de 80% deste valor é devido às duas empresas do Estado que ajudaram a Galilei, com o restante valor em falta a ser devido à banca, subsidiárias e investidores privados que apostaram em produtos financeiros emitidos pela Sociedade Lusa de Negócios.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas