Meteorologia

  • 28 SETEMBRO 2021
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 23º

Edição

Plano dos novos donos da TAP não convence a banca

Renegociação dos empréstimos ainda não avançou. Processo está congelado devido às dúvidas de bancos e compradores sobre a solução a adotar.

Plano dos novos donos da TAP não convence a banca

A dívida da TAP à banca continua a ser o grande obstáculo à privatização da companhia aérea portuguesa. Estado e consórcio Atlantic Gateway chegaram a acordo há várias semanas e a luz verde das autoridades portuguesas pareciam indicar uma rápida conclusão do negócio.

No entanto, a renegociação dos empréstimos bancários continua a apresentar dificuldades, devido ao ceticismo das instituições financeiras perante o plano dos novos donos. De acordo com o Jornal de Negócios, os objetivos apresentados por Humberto Pedrosa e David Neeleman são considerados muito ambiciosos pela banca, o que levou a uma menor abertura para a extensão dos prazos de pagamento de empréstimos.

Os vencedores da corrida à TAP pretendem alargar as maturidades em sete anos, uma possibilidade aceite por alguns bancos mas rejeitada por outros, que pretendem um reembolso antecipado. Pedrosa e Neeleman estão preocupados com a hipótese de o dinheiro usado para a recapitalização ser imediatamente reclamado pela banca, para cobrir parte dos 646,7 milhões de euros de dívida bancária da empresa de transportes aéreos.

A incapacidade de chegar a acordo com a banca é mesmo o único impedimento à conclusão do negócio entre Estado e Gateway, uma vez que a ANAC e a Autoridade da Concorrência já aprovaram a privatização.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório