Este é o segundo maior desinvestimento na história da Iberdrola, depois da venda do negócio de ciclo combinado no México, em 2024, informou hoje a empresa em comunicado, avançando que a transação, ainda sujeita à aprovação da autoridade da concorrência do Reino Unido, deverá estar concluída no terceiro trimestre deste ano.
No que diz respeito à forma como a operação foi articulada, a Scottish Power Retail Holdings Limited - responsável pelo negócio comercial no Reino Unido e subsidiária indireta da Scottish Power, a sub-'holding' da Iberdrola nesse país - celebrou um acordo para a alienação de 100% do capital social da SP Smart Meters Assets Limited.
De acordo com a informação enviada à Comissão Nacional do Mercado de Valores espanhola (CNMV), esta é a empresa que detém e explora o negócio de aluguer de contadores inteligentes da Scottish Power no Reino Unido.
O comprador é a Macquarie UK Holdings No.2 Limited, uma empresa detida indiretamente a 100% pelo Macquarie Group Limited.
A SP Smart Meters Asset, sediada no Reino Unido, gere atualmente 2,7 milhões de contadores, enquanto a Macquarie é um dos maiores fornecedores de contadores de eletricidade independentes no Reino Unido.
A transação faz parte da estratégia da Iberdrola de rotação de ativos não estratégicos. Tendo em conta o Plano Estratégico 2024/2026, a multinacional espanhola já superou os 10.000 milhões de euros em operações de alianças e desinvestimentos.
No comunicado hoje divulgado, a empresa energética presidida por Ignacio Sánchez Galán explica que a transação agora anunciada é o segundo maior desinvestimento da história da Iberdrola, apenas superado pela venda das centrais de ciclo combinado no México em 2024, que gerou mais-valias milionárias.
Este efeito marcou, aliás, as contas do último exercício, no qual a Iberdrola registou um resultado líquido de 5.612 milhões de euros, mais 17% em termos homólogos, registando um ano histórico para a empresa.
A venda de ativos no México foi fechada por mais de 5.400 milhões de euros ao câmbio atual (5.832 milhões de dólares), com mais-valias de 1.165 milhões de euros (1.258 milhões de dólares) depois de impostos.
Leia Também: Lucro da Iberdrola caiu 27,4% para 2.004,4 milhões no 1.º trimestre