Ajustes diretos crescem e já ultrapassam concursos públicos

Apesar de o método ser questionado pelo Tribunal de Contas, devido aos riscos que acarreta, a contratação por ajuste direto tem aumentado.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
05/09/2015 09:41 ‧ 05/09/2015 por Notícias Ao Minuto

Economia

Contratação

Cerca de 50,5% da contratação pública entre janeiro e agosto foi feita por ajuste direto. A informação é avançada pelo Dinheiro vivo, que analisou números divulgados no Base, o portal que revela os valores dos contratos públicos.

Explica a mesma publicação que estes 50,5% são uma subida relativamente a 2011, altura em que os ajustes diretos valiam 43% das adjudicações.

Ao todo, desde o início da atual legislatura (terceiro trimestre de 2011) o valor adjudicado em ajustes diretos terá chegado aos oito mil milhões de euros, de um total de quase 17 mil milhões de euros.

Estes oito mil milhões de euros representam 47% do total, enquanto que os concursos públicos se ficaram pelos 7,1 mil milhões (cerca de 42%) do total, numa comparação entre as duas modalidades mais comuns de contratação pública.

Este ano, o contrato que lidera o ranking dos ajustes diretos é do ministério da defesa. Em causa estão 77 milhões de euros na aquisição de dois navios-patrulha, contratados à Edisoft e West Sea.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas