O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, terminou a sessão no International Futures Exchange de Londres (ICE) a cotar 2,49 dólares acima dos 47,56 dólares com que finalizou as transações na quinta-feira.
O preço do barril de petróleo continuou a tendência de valorização que registou nos últimos dois dias, ainda que a um ritmo mais moderado.
O valor do barril Brent, de referência na Europa, recuperou na segunda-feira 6,02% do que tinha perdido nas sessões anteriores.
A China, o segundo maior consumidor de petróleo mundial, atravessa problemas financeiros que ameaçam reduzir a sua procura por petróleo, apesar de, por enquanto, as suas importações se terem mantido elevadas nos últimos meses.
Apesar da valorização do petróleo durante toda a semana, continuam a existir receios de uma maior pressão sobre os preços do petróleo caso a economia chinesa continue em queda.
O excesso de oferta e a recusa dos principais produtores em reduzir a produção de petróleo é a principal causa deste cenário.
Desde julho de 2014 que o preço do barril Brent já caiu mais de 55%.