Já no total dos 28 Estados-membros da União Europeia o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) em termos homólogos foi de 1,6% entre abril e junho.
Na variação em cadeia, comparando com o primeiro trimestre deste ano, o avanço foi de 0,3% na zona euro e de 0,4% na UE.
No caso da zona euro, houve assim de abril a junho um ligeiro abrandamento da economia dos países que partilham a moeda única, depois dos 0,4% de crescimento registados no primeiro trimestre de 2015 (quer na zona euro, quer na UE).
Também o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou hoje que a economia portuguesa cresceu 1,5% no segundo trimestre deste ano em termos homólogos e 0,4% face ao trimestre anterior.
Entre as maiores economias europeias, o gabinete de estatísticas europeu avançou hoje que o PIB alemão cresceu 1,6% no segundo trimestre em termos homólogos e 0,4% em cadeia. Em ambos os casos estes valores ficam acima dos registados no trimestre anterior: de 1,1% e 0,3%, respetivamente.
Quanto a França, o Eurostat divulgou hoje uma estagnação do PIB no segundo trimestre deste ano face ao trimestre anterior e uma subida de 1% face ao segundo trimestre de 2014.
Já o PIB de Itália aumentou 0,5% entre abril e junho em termos homólogos e apresentou uma variação em cadeia de 0,2% no segundo trimestre.
Quanto à Grécia, no segundo trimestre viu a respetiva economia acelerar 1,4% em termos homólogos (0,5% no trimestre anterior) e 0,8% em cadeia (após a estagnação do primeiro trimestre).
Os dados do Eurostat são ajustados das variações sazonais.