Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Maria Luís deixou pontas soltas. Irá uni-las?

A ministra das Finanças volta hoje a responder perante a comissão de inquérito ao BES, clarificando algumas questões.

Maria Luís deixou pontas soltas. Irá uni-las?
Notícias ao Minuto

08:07 - 25/03/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Inquérito BES

Nas três vezes em que foi ouvida no Parlamento a propósito do inquérito ao caso BES, as palavras da ministra das Finanças não convenceram os deputados em alguns tópicos.

Maria Luís Albuquerque volta hoje a ser ouvida, esperando-se que responda a três questões que são encaradas pelo Jornal de Negócios como pontas soltas:

1 – Que impacto se vai sentir, afinal, no Orçamento do Estado com a resolução aplicada ao Banco Espírito Santo? O Tesouro investiu 3.900 milhões de euros, que terão de ser reembolsados. Se a venda não for feita por um valor suficiente, desconhecem-se os moldes em que se fará o reembolso.

O governador do Banco de Portugal admitiu já que possa vir a haver perdas a curto prazo, contudo, Maria Luís Albuquerque insiste que o impacto será inexistente em 2015.

2 – O Executivo insiste que não interveio na medida de resolução e que apenas teve conhecimento de tal após o Banco de Portugal assumir o compromisso com o Banco Central Europeu (BCE). Mas tal exigia a injeção de fundos públicos, pelo que a garantia não convence os deputados.

Além disso, dias antes da resolução, foi alterada, em conselho de ministros, a legislação relativa às medidas de resolução, a pedido do regulador. Maria Luís insiste que se tratou de uma “clarificação” que “não era indispensável”.

3 – Por último, a ministra das Finanças será confrontada com questões relativas ao empréstimo que o Tesouro fez ao fundo de resolução, no valor de 3.900 milhões de euros, e a um outro no valor de 635 milhões, que garantiu o financiamento até os bancos chegarem a acordo. Ainda que o valor tivesse sido devolvido com juros antes do final de agosto, os créditos nunca foram referidos pela governante.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório