Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Draghi diz que críticas ao BCE são injustas

O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, considerou hoje injusto criticar o BCE como principal autor da política de austeridade na Europa, depois dos confrontos entre a polícia e manifestantes junto da nova sede da instituição.

Draghi diz que críticas ao BCE são injustas
Notícias ao Minuto

12:46 - 18/03/15 por Lusa

Economia Austeridade

"Enquanto instituição europeia que teve um papel central durante a crise, o BCE tornou-se o foco das críticas para os que estão frustrados com a situação", disse Draghi na cerimónia de inauguração da nova sede, na parte leste de Frankfurt, que custou 1,3 mil milhões de euros.

"Essa não é uma acusação justa, a nossa ação tem visado precisamente amortecer os choques sofridos pela economia. Mas como banco central de toda a zona euro, devemos ouvir com muita atenção o que todos os nossos cidadãos dizem", acrescentou, citado por agências internacionais.

O italiano, que dirige o BCE desde 2011, falava horas depois de confrontos entre manifestantes anti austeridade e a polícia que se saldaram em dezenas de feridos e centenas de detidos.

Dirigindo-se a cerca de 100 convidados, Draghi admitiu que "as pessoas atravessam tempos muito difíceis" e referiu estudos que mostram que o sentimento da maioria dos europeus é de que a sua vida piorou depois da crise.

"Há alguns, como os muitos manifestantes lá fora, que pensam que o problema é que a Europa fez muito pouco. Querem uma Europa mais integrada, com mais solidariedade entre nações. E outros, como os partidos populistas que vimos aparecer em toda a Europa, que pensam que a Europa fez demasiado. Querem renacionalizar as economias e reivindicar a soberania económica", afirmou.

"Eu compreendo o que motiva estas opiniões e porque as pessoas querem ver mudanças. Mas, na verdade, nenhuma delas oferece uma verdadeira solução para a situação", disse.

Draghi prosseguiu sublinhando a importância da solidariedade na integração europeia, mas acrescentou que "a zona euro não é uma união política do tipo em que alguns países devem pagar permanentemente pelos outros".

O presidentye do BCE voltou também a apelar aos membros da zona euro que continuem com as reformas estruturais para aumentarem a sua competitividade.

Os confrontos desta manhã antecederam um protesto convocado para o princípio da tarde no centro de Frankfurt, no qual deverão participar cerca de 10.000 manifestantes. Um comboio especial deverá levar cerca de 800 ativistas de Berlim para Frankfurt e 60 autocarros foram alugados para transportar manifestantes de 39 cidades europeias para a capital financeira da Alemanha.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório