Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Peniche favorável a criação de cluster de petróleo e gás

A Câmara Municipal de Peniche manifestou-se hoje favorável ao alargamento da área portuária dos estaleiros navais da cidade destinada à construção de plataformas petrolíferas, de gás e para a energia das ondas.

Peniche favorável a criação de cluster de petróleo e gás
Notícias ao Minuto

11:01 - 12/03/15 por Lusa

Economia Estaleiros

O presidente da autarquia, António José Correia (CDU), disse à agência Lusa que, embora não tenha jurisdição na área portuária, "a câmara vê com interesse a proposta de alargamento da área portuária" feita pelos estaleiros.

O autarca adiantou que a intenção dos estaleiros é expandir-se para, além de manter a atividade de construção e reparação naval, que sempre teve, começar as estruturas para exploração de petróleo e gás e acolher um parque de construção de infraestruturas para o projeto de energia das ondas, em fase de experimentação na praia da Almagreira, naquele concelho.

Fonte do Ministério da Agricultura e Pescas disse à agência Lusa, em outubro, que o novo contrato de concessão prevê o alargamento da área dos estaleiros para mais 20 hectares.

O interesse da câmara prende-se também, segundo António José Correia, com o objetivo de os estaleiros quererem criar, para esses projetos, mais de quatro centenas de postos de trabalho, fundamentais para o concelho.

O autarca esclareceu, contudo, que a intenção dos estaleiros tem acolhimento da câmara, desde que sejam compatibilizados vários usos naquele local, nomeadamente o turístico, dada a frequência de turistas na praia do Molhe Leste.

Uma proposta que o executivo municipal tem vindo a discutir vai no sentido de os estaleiros aumentarem a área em mais dois hectares através da cedência de terrenos. Em contrapartida, os estaleiros comprometem-se a financiar obras de requalificação na praia do Molhe Leste.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório