Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

"Mau desempenho da zona euro não era inevitável"

Num artigo de opinião publicado este domingo no Observador, o economista e antigo líder do Novo Banco, Vítor Bento, giza a sua perspetiva sobre a resposta da Zona Euro à crise financeira global, dizendo que havia algo mais que poderia ter sido feito.

"Mau desempenho da zona euro não era inevitável"
Notícias ao Minuto

10:31 - 08/02/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Vítor Bento

Vítor Bento, num artigo de opinião publicado no site Observador, analisa este domingo a situação económica na zona euro. O economista e antigo líder do Novo Banco considera que algo mais poderia ter sido feito para combater a crise, sobretudo se se comparar a situação da Europa com a americana.

“O mau desempenho da zona euro durante a crise não era inevitável. Esse desempenho poderia ter sido melhor e se o não foi, tal não pode deixar decorrer da política económica seguida”, escreve Vítor Bento, numa comparação da situação europeia e americana, acrescentando que “tudo sugere que a política económica usada pela zona euro para responder à crise foi desadequada”.

Num segundo ponto, traçando uma perspetiva entre os países europeus da zona Euro e os que estão fora do 'comboio' da moeda única, Bento lembra que “a zona euro dedicou mais de um terço da sua vida a um ajustamento desequilibrado, que empobreceu toda a zona”, sendo que, considera o economista, “os custos desse ajustamento recaíram quase exclusivamente sobre os países mais pobres”.

“Os [países] deficitários [grupo onde se insere Portugal], representando menos de 20% da economia e um quarto da população ativa, concentraram quase metade do desemprego de toda a área do euro”, exemplifica.

Depois, explicando que “a zona euro também sucumbiu ao pecado do ajustamento assimétrico”, Vítor Bento diz que “a economia da zona a um desnecessário empobrecimento – relativo e absoluto – como se acabou de ver e que pode pôr em risco a sua própria sobrevivência”.

Por fim, Vítor Bento dá conta da má identificação do real problema europeu, algo que, considera, fez com que a abordagem à crise fosse errada, e que, por consequência, aprofundasse o fosso entre as grandes economias e as economias do sul.

“O problema tem sido, desde o início, identificado como um problema de finanças públicas e de dívida soberana, quando o não é. (…) Esta forma de ajustamento tem, portanto, envolvido uma efetiva transferência de bem-estar social (incluindo emprego) dos Deficitários para os Excedentários”, conclui o economista que liderou o Novo Banco.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório