Meteorologia

  • 22 OUTUBRO 2020
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

Edição

Exportações duplicaram valor no PIB em duas décadas

Portugal continua a ser uma economia de reduzidas dimensões, hoje com maior abertura externa, mas ainda assim desfasada das suas congéneres europeias. Em duas décadas, o peso das exportações no PIB, ainda assim, duplicou, perspetivando que dentro de dois anos possa representar 42% de toda a produção, escreve o Expresso.

Exportações duplicaram valor no PIB em duas décadas

As exportações portuguesas duplicaram o seu valor no PIB durante as duas últimas décadas, escreve este sábado o Expresso, dando conta que, apesar deste facto, Portugal continua longe da média de outras economias.

Estima-se que dentro de dois anos as exportações do país representem 42% do PIB, um valor ainda muito distante do apurado para, por exemplo, outra economia intervencionada, a Irlandesa. É que neste país as exportações representam mais de 80% do PIB.

O acentuar do crescimento portugueses aconteceu sobretudo em 2011, altura em que, paradoxalmente, o país acumulou três anos consecutivos de recessão.

Dá ainda conta o Expresso que, quando a crise financeira rebentou, em 2008, a venda de produtos portugueses ao exterior situava-se ligeiramente acima dos 30%, nível que se manteve até à entrada da troika.

Porém, se descontados os produtos importados, o peso das exportações portuguesas deverá rondar os 25%, dá conta um boletim económico do Banco de Portugal.

“O peso das exportações deduzidas do respetivo conteúdo importado, que traduz o contributo efetivo desta componente para a criação de valor acrescentado interno, deverá manter uma tendência ascendente”, lê-se no documento do regulador.

Entre 2000 e 2008, porém, de frisar que o consumo final se manteve praticamente inalterado, as exportações cresceram seis pontos e o investimento sofreu uma queda de dez pontos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório