Meteorologia

  • 15 JULHO 2024
Tempo
25º
MIN 18º MÁX 26º

Refeição de um sem-abrigo paga tanto IVA quanto um jantar de luxo

O Orçamento do Estado para 2015 ainda está a ser discutido, mas há muitas vozes que se levantaram contra o documento. É que numa reunião do Conselho Económico e Social, houve quem não percebesse porque é que um jantar de luxo paga tanto IVA quanto a refeição de um sem-abrigo, escreve o Expresso Diário.

Refeição de um sem-abrigo paga tanto IVA quanto um jantar de luxo
Notícias ao Minuto

19:15 - 05/11/14 por Notícias Ao Minuto

Economia OE2015

Uma refeição de um sem-abrigo, para o Fisco, é exatamente a mesma coisa que um jantar de luxo ou uma refeição numa cantina escolar. Ou seja, paga tudo o mesmo IVA, 23%, a taxa máxima.

Esse foi um dos pormenores criticados pelos parceiros sociais numa reunião, ontem, do Conselho Económico e Social. O Expresso dá ainda outro exemplo. A iluminação de uma piscina privada paga tanto quanto a iluminação dos cadeeiros de rua de uma pequena aldeia.

Esta situação tem incomodado várias instituições, desde câmaras municipais que fornecem as refeições escolares nas instituições de ensino básico, a associações como a Caritas e misericórdias, que garantem a alimentação das creches, lares de terceira idade e apoio a famílias carenciadas.

“É uma situação muito difícil de calcular, quanto representa este esforço para as mais de quatro mil instituições de solidariedade social existentes e para os mais de 300 municípios portugueses”, explica o presidente da Cáritas portuguesa, Eugénio Fonseca, ao Expresso.

Ao parecer inicial do CES foi acrescentado um ponto no documento final, no qual se criticam estes dois aspetos. Anualmente, são servidas por estas instituições milhões de refeições.

“O CES manifesta a sua preocupação com a manutenção da taxa de IVA nos 23% para a iluminação pública, cuja redução havia sido objeto de acordo entre o Governo e a Associação de Municípios Portugueses, bem como para as refeições escolares e sociais, posição que reduz a capacidade de intervenção social das autarquias e IPSS”, refere-se.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório