Comprar casa para arrendar em Portugal rendeu 6,9% no terceiro trimestre de 2025, de acordo com dados do idealista, divulgados na terça-feira. Castelo Branco e Bragança são as cidades que se destacam - porquê?
"A rentabilidade bruta da compra de uma casa em Portugal para arrendamento fixou-se nos 6,9% no terceiro trimestre de 2025, uma descida de 0,3 pontos percentuais (p.p.) face ao mesmo período de 2024 (7,2%) e de 0,5 p.p. em relação ao terceiro trimestre de 2023 (7,4%)", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Ainda assim, explica a plataforma de imobiliário, "o retorno do investimento em habitação permanece 0,4 p.p. acima do registado em 2020 (6,5%)".
Castelo Branco e Bragança destacam-se
Na análise por capitais de distrito e regiões autónomas, Castelo Branco destaca-se como o mercado mais atrativo para investir em habitação, com uma rentabilidade bruta de 9%. Bragança surge em segundo lugar (8%), seguida de Santarém (7,1%), Coimbra (6,7%), Leiria (6,5%), Viseu (5,9%), Évora (5,8%), Porto (5,7%), Braga (5,6%), Viana do Castelo (5,5%), Aveiro (5,3%) e Setúbal (5,3%).
Ainda de acordo com o idealista, os mercados menos lucrativos encontram-se em Lisboa (4,6%) e no Funchal (4,8%).
E os escritórios, lojas ou garagens?
O idealista avaliou também a rentabilidade de outros segmentos imobiliários a nível nacional e revela que os escritórios apresentam uma rentabilidade de 8%, as lojas 8,1% e as garagens 5,2%.
"Para a realização desta análise, o idealista dividiu o preço de venda pelo custo de arrendamento solicitado pelos proprietários nos diferentes mercados no terceiro trimestre de 2025. O resultado obtido é a percentagem bruta da rentabilidade que proporciona o arrendamento de uma casa ao seu proprietário. Estes dados permitem a análise do estado atual do mercado e são um ponto de partida básico para todos os investidores que pretendam comprar ativos imobiliários para obter rendimento", explica a plataforma no comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
Investidores imobiliários congratulam-se com IVA a 6% para construção
A Associação Portuguesa dos Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) congratulou-se com a redução do IVA para 6% na construção de imóveis até 648.000 euros.
"Congratulamos a medida de 6% no IVA para a construção em todo o país, bem como para imóveis de arrendamento", disse o presidente da associação, Hugo Santos Ferreira, num comunicado hoje divulgado.
A APPII vê este anúncio como uma vitória para o início da resolução "do problema sistémico de habitação em Portugal".
Para os promotores e investidores imobiliários é agora importante analisar ao detalhe as medidas anunciadas para depois trabalhar com o Governo no sentido da sua implementação rápida "e sem burocracias excessivas".
Luís Montenegro anunciou que o Governo vai baixar a taxa de IVA para 6% para a construção de casas para venda até 648.000 euros ou, se forem para arrendamento, com rendas até 2.300 euros - um regime fiscal que irá vigorar até 2029.
Por outro lado, a taxa de IVA mínima de 6% vai também aplicar-se "à construção e reabilitação de edificado" para arrendamentos até ao valor de 2.300 euros.
Leia Também: Novo governador do BdP diz que é "preciso fazer mais" pela habitação