Procurar

"Operadoras de telecomunicações são a base da infraestrutura digital"

O presidente executivo (CEO) da DE-CIX afirma, em entrevista à Lusa, que as operadoras de telecomunicações são base da infraestrutura digital da Europa e, sendo a rentabilidade um desafio, defende colaboração profunda em toda a cadeia digital.

"Operadoras de telecomunicações são a base da infraestrutura digital"

© Shutterstock

Lusa
07/10/2025 09:00 ‧ há 1 dia por Lusa

Economia

DE-CIX

A DE-CIX, o operador mundial de Internet Exchange (IX), organiza entre 28 e 30 deste mês, em Lisboa, a 2.ª edição da Atlantic Convergence.

 

"As operadoras de telecomunicações são a base da infraestrutura digital da Europa", afirma Ivo Ivanov.

A curto prazo, as operadoras de telecomunicações "precisam de expandir e garantir uma conectividade escalável em redes fixas, móveis e internacionais para satisfazer a crescente procura de serviços de 'cloud', aplicações de IA [inteligência artificial] e fornecedores de conteúdos digitais", diz.

Ora, "isto significa não só investir em capacidade, mas também em recursos de programação, automação e segurança que permitam às empresas e plataformas inovar nas suas redes", prossegue o CEO da DE-CIX.

Agora, "a rentabilidade é, de facto, um desafio, especialmente porque os volumes de tráfego crescem mais rapidamente do que as receitas", aponta.

Face a isto, "será essencial" uma colaboração "mais profunda em toda a cadeia de valor digital, entre operadores, 'data centers', fornecedores de conteúdos e 'cloud'", defende.

Questionado sobre a consolidação, Ivo Ivanov diz que "a tendência na Europa é procurar a eficiência e a escala para sustentar o investimento".

"Se isto se concretizará através de fusões, parcerias ou partilha de infraestruturas dependerá das condições de mercado e da regulamentação, mas a lógica subjacente é a mesma: garantir redes sustentáveis que possam sustentar o futuro digital da Europa", conclui o CEO.

A Atlantic Convergence vai trazer os presidentes executivos das principais empresas e operadores de cabos submarinos e centros de dados com investimentos em Portugal bem como visionários, especialistas, utilizadores avançados e arquitetos de infraestruturas digitais de ambos os lados do Atlântico.

De acordo com a organização, este ano o tema chave é navegar pelas mudanças digitais e potenciar a transformação.

A poucas semanas do evento, estão já registadas quase 700 pessoas provenientes de Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul, segundo a DE-CIX.

Leia Também: Investigação acusa TikTok de sugerir conteúdo sexual a crianças

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10