"O IAPMEI anuncia a entrada em vigor da nova metodologia de pagamentos, que permite o adiantamento de 50% do incentivo às entidades beneficiárias das agendas mobilizadoras e verdes", indicou, em comunicado.
O impacto financeiro deste adiantamento foi estimado em 75 milhões de euros, tendo por base a despesa reportada no terceiro trimestre.
Este valor deverá aumentar ao longo da execução dos projetos.
Esta medida foi aprovada pela Estrutura de Missão Recuperar Portugal, criada para negociar e monitorizar a execução do PRR -- Plano de Recuperação e Resiliência, e será aplicada já no próximo pedido de pagamento, que vai ser submetido pelas agendas em outubro.
Segundo o IAPMEI, este mecanismo vai permitir acelerar investimentos estratégicos e "garantir maior continuidade na execução dos projetos".
A medida aplica-se aos beneficiários das agendas mobilizadoras e das agendas verdes para a inovação empresarial.
O PRR, que tem um período de execução até 2026, pretende implementar um conjunto de reformas e investimentos tendo em vista a recuperação do crescimento económico.
Além de ter o objetivo de reparar os danos provocados pela covid-19, este plano tem o propósito de apoiar investimentos e gerar emprego.
Leia Também: PRR: Mais 546 candidaturas aprovadas na última semana