A semana começou com mexidas nos preços dos combustíveis, sendo que a gasolina simples 95 ficou mais barata ao passo que o gasóleo simples ficou ligeiramente mais caro, de acordo com os preços médios divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
A gasolina simples 95 passou de 1,712 euros por litro para 1,707 euros por litro entre sexta-feira e segunda-feira, o que significa menos meio cêntimo.
Já o gasóleo simples aumentou de 1,566 euros por litro para 1,572 euros por litro no mesmo período, mais cerca de meio cêntimo.
Os preços médios diários, refira-se, "são apurados com base nos preços comunicados pelos postos de combustível, ponderados com as quantidades vendidas do último período conhecido, incorporando os descontos praticados nos postos de abastecimento como cartões frota e outros".
Evolução dos preços dos combustíveis entre sexta e segunda-feira© Reprodução do site da DGEG
O que diziam as previsões?
As previsões, divulgadas na sexta-feira pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), apontavam para um aumento de meio cêntimo no caso do gasóleo e para uma descida de um cêntimo no preço da gasolina.
Como está o petróleo nos mercados internacionais?
A cotação do barril de Brent para entrega em novembro terminou na segunda-feira no mercado de futuros de Londres em baixa superior a três por cento (3,08%), para 67,97 dólares.
O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, fechou a sessão no Intercontinental Exchange a cotar 2,16 dólares abaixo dos 70,13 com que encerrou as transações na sexta-feira.
O Brent começou a semana em baixa, o que acabou com uma série de quatro subidas consecutivas, a ceder ao receio de a Organização de Países Exportadores de Petróleo e aliados, juntos no designado OPEP+, aprovarem um aumento de produção em novembro na reunião que têm marcada par domingo.
A subida verificada nos últimos dias deveu-se à sensação de redução da oferta que predominava no mercado, devido aos ataques ucranianos à infraestrutura petrolífera russa, mas a possibilidade de exportação do petróleo do Curdistão iraquiano cria a expectativa de excesso de oferta.
Preço do gasóleo vai baixar 1,7 cêntimos por litro nos Açores em outubro
O preço do gasóleo nos Açores baixará 1,7 cêntimos por litro em outubro, enquanto a gasolina e o gás butano têm ligeiras subidas, inferiores a um cêntimo, segundo um despacho publicado em Jornal Oficial.
O executivo açoriano justifica o ajustamento no preço máximo de venda ao público com as "recentes variações no mercado internacional das cotações de referência dos produtos petrolíferos e energéticos".
A partir de 1 de outubro, o gasóleo passa a custar 1,428 euros por litro nos Açores, menos 1,7 cêntimos do que no mês anterior. Já em setembro o preço do gasóleo tinha apresentado uma descida de 1,1 cêntimos por litro, depois de ter subido 5,8 cêntimos em agosto.
Também o preço do gasóleo colorido para a agricultura e para as pescas, definido noutro despacho, baixa 1,7 cêntimos por litro em outubro.
Leia Também: Preços dos combustíveis? Um sobe, outro desce e nestes postos ainda poupa