Procurar

Preços dos combustíveis? Um sobe, outro desce e nestes postos ainda poupa

As previsões apontam para um aumento de meio cêntimo no caso do gasóleo e para uma descida de um cêntimo no preço da gasolina esta segunda-feira, de acordo com as previsões do Automóvel Club de Portugal.

Preços dos combustíveis? Um sobe, outro desce e nestes postos ainda poupa

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
29/09/2025 08:04 ‧ há 4 dias por Notícias ao Minuto

A semana começa com um comportamento misto dos preços dos combustíveis: o gasóleo deverá ficar ligeiramente mais caro, ao passo que a gasolina deverá registar uma descida no preço, de acordo com as previsões divulgadas na sexta-feira pelo Automóvel Club de Portugal (ACP).

 

Na prática, as previsões apontam para um aumento de meio cêntimo no caso do gasóleo e para uma descida de um cêntimo no preço da gasolina

"Caso se confirmem as previsões para a próxima semana, o preço médio do gasóleo simples vai fixar-se nos 1,567 euros e o da gasolina simples 95 nos 1,703 euros", adianta o ACP. 

Onde é mais barato abastecer? 

Notícias ao Minuto
© DGEG
Para consultar os postos de abastecimento mais baratos perto de si, pode aceder a este link e selecionar, logo em cima, a opção 'filtrar por município', clicando depois no respetivo distrito na lista que será apresentada. Por fim, deverá selecionar o município que pretende consultar, bem como o  tipo de combustível.

Como está o petróleo nos mercados internacionais? 

A cotação do barril de Brent para entrega em novembro terminou na sexta-feira no mercado de futuros de Londres em alta de 1,02%, para os 70,13 dólares.

O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, fechou a sessão no Intercontinental Exchange a cotar 71 cêntimos acima dos 69,42 dólares com que encerrou as transações na quinta-feira.

Hoje foi o curto dia consecutivo em que o crude fechou em alta, o que lhe permitiu acabar a semana acima dos 70 dólares, o que não se verificava desde o final de julho.

A recente tendência altista é atribuída aos ataques ucranianos com drones à infraestrutura energética russa, como o feito à refinaria de Afipski, no sudoeste russo, que causou um incêndio nas instalações e afetou o fluxo de exportações.

Carro na reserva? Atenção, há mexidas nos preços dos combustíveis amanhã

Carro na reserva? Atenção, há mexidas nos preços dos combustíveis amanhã

Na prática, as previsões apontam para um aumento de meio cêntimo no caso do gasóleo e para uma descida de um cêntimo no preço da gasolina, de acordo com o ACP.

Beatriz Vasconcelos | 09:24 - 28/09/2025

AIE considera aumento previsto das reservas de petróleo insustentável

Já este mês, recorde-se, a Agência Internacional de Energia (AIE) considerou que o aumento previsto das reservas de petróleo "é insustentável" depois de a produção ter atingido um máximo em agosto e de a OPEP ter decidido um novo aumento para outubro.

No relatório mensal sobre o mercado, a AIE estima que, no segundo semestre, as reservas mundiais crescerão em média 2,5 milhões de barris por dia, devido ao facto de a oferta estar a superar largamente a procura.

Só em julho, as reservas aumentaram 26,5 milhões de barris e foi o sexto mês consecutivo de expansão, acumulando 187 milhões de barris adicionais desde o início do ano.

A situação corre o risco de se agravar com a decisão, no domingo passado, da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus parceiros (OPEP+), a menos que ocorra uma inflexão que modifique os atuais desequilíbrios do mercado devido às tensões geopolíticas, às políticas comerciais ou a novas sanções contra a Rússia ou o Irão, segundo os autores do relatório.

A OPEP+ acordou no domingo um novo aumento da produção de petróleo bruto para outubro de 137.000 barris por dia, uma subida que, no entanto, é menor do que o aplicado nos últimos meses devido ao enfraquecimento da procura mundial.

A AIE lembra que em agosto foi atingido um novo recorde na procura de petróleo bruto, com 106,9 milhões de barris, e calcula agora que, no conjunto do ano, será de uma média de 105,8 milhões de barris por dia, o que significa 2,7 milhões de barris por dia a mais do que em 2024, dos quais 1,3 milhões de barris por dia provenientes da OPEP+.

Para 2026, estima que o aumento será de mais 2,1 milhões de barris por dia, até 107,9 milhões de barris por dia, e um milhão de barris por dia será proveniente de produções adicionais da OPEP+.

Leia Também: Cotação do Brent para entrega em novembro sobe 1,02% e supera os 70 dólares

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10