As principais bolsas europeias abriram hoje em alta, à espera que os PMIs preliminares de setembro da indústria transformadora e dos serviços da Alemanha, França, Reino Unido e EUA confirmem que a atividade privada continua a expandir-se.
Cerca das 09:20 em Lisboa, o EuroStoxx 600 estava a avançar 0,38% para 555,58 pontos.
As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt subiam 0,25%, 0,92% e 0,52%, respetivamente, enquanto a de Madrid se valorizavam 0,30%.
Milão era a exceção, já que perdia e 0,06%.
A bolsa de Lisboa mantinha a tendência da abertura e às 09:20 o principal índice, o PSI, avançava 1,09% para 7.803,35 pontos, depois de ter subido até ao máximo de 8.020,36 pontos em 21 de agosto.
Hoje, a S&P Global publicará as leituras preliminares de setembro dos índices de atividade setorial adiantados, os PMI da indústria transformadora e dos serviços das duas principais economias da zona do euro, Alemanha e França, bem como do Reino Unido e dos EUA, que devem confirmar que a atividade privada continua a expandir-se ligeiramente na Europa e a um ritmo mais acelerado nos EUA.
Nesta sessão, o mercado também estará atento à publicação do relatório atualizado da OCDE de perspetivas macroeconómicas com as previsões para este ano e o próximo dos países do G20, pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico), no qual se esperam as primeiras avaliações do impacto das tarifas impostas pelos EUA aos seus grandes parceiros comerciais.
Na Ásia, a bolsa de Tóquio permaneceu hoje fechada devido à celebração do feriado nacional do equinócio da primavera, enquanto o índice de referência da bolsa de Xangai caiu 0,18%, o da de Shenzhen perdeu 0,29% e o Hang Seng da Bolsa de Hong Kong cedia 0,88% pouco antes do fim da sessão.
Os futuros da bolsa em Wall Street, que fecharam na segunda-feira, de novo, a subir para novos máximos, avançam hoje altas moderadas, de 0,09% para o Dow Jones e de 0,02% para o Nasdaq.
O Dow Jones terminou a subir na sexta-feira 0,14% para 46.381,54 pontos, um novo o máximo desde que o índice foi criado em 1896.
O Nasdaq, índice de cotadas de alta tecnologia, fechou a subir 0,70% para 22.788,98 pontos, também um novo máximo de sempre.
No mercado de dívida, os juros da obrigação a 10 anos da Alemanha desciam para 2,737%, contra 2,747%.
No mercado de matérias-primas, o ouro por onça 'troy', um ativo de refúgio, estava a avançar para 3.754,14 dólares, um novo máximo de sempre e contra 3.737,16 dólares na segunda-feira.
O Brent, o petróleo bruto de referência na Europa, para entrega em novembro, está a descer para 66,25 dólares, contra 66,57 dólares na segunda-feira.
O petróleo West Texas Intermediate (WTI), de referência nos Estados Unidos, também recua, designadamente 0,53% para 61,95 dólares, antes da abertura oficial do mercado.
A bitcoin, a criptomoeda mais difundida e negociada do mercado, está a subir 0,19% para 113.064,50 dólares.
O euro descia para 1,1785 dólares no mercado de câmbios de Frankfurt, contra 1,1788 na segunda-feira e um novo máximo de quatro anos, de 1,1865 dólares, verificado em 16 de setembro.
Leia Também: Meo e congéneres comprometidas em apoiar liderança industrial em IA