Num comunicado, o INE espanhol afirma que o crescimento do PIB em 2023, por outro lado, foi revisto em baixa, 2,5%, ou seja, menos duas décimas.
Outra revisão em alta é a do crescimento do PIB em 2022, agora estimado em 6,4%, ou seja, mais duas décimas de ponto percentual.
Este número é agora definitivo, enquanto os de 2023 e 2024 vão ser reexaminados em setembro próximo, lembrou o INE.
Estas modificações enquadram-se no ciclo habitual de revisão ordinária das contas nacionais realizado pelo instituto, em coordenação com o Banco da Espanha e com base nos dados fornecidos pela administração pública.
As projeções para a quarta maior economia da zona euro permanecem otimistas, segundo o Governo espanhol, que na terça-feira elevou em 0,1 pontos percentuais, para 2,7%, s previsões de crescimento do PIB em 2025.
"Também temos perspetivas positivas até 2028, com crescimento robusto, equilibrado e sustentado em bases sólidas", afirmou na altura o ministro da Economia espanhol, Carlos Cuerpo, que disse esperar que Espanha continue este ano a ser a economia avançada a registar o crescimento mais forte.
O PIB espanhol manteve a tendência positiva no primeiro trimestre, com um crescimento de 0,6%, e no segundo trimestre (+0,7%).
Assim como o Governo, o Banco da Espanha elevou esta semana as previsões de crescimento para 2025, para 2,6%, mais 0,2 pontos percentuais do que nas última estimativa e mais uma décima de ponto do que as projeções do Fundo Monetário Internacional (2,5%).
Leia Também: Detido em Espanha homem condenado por homicídio em Albufeira