Se está a pensar ir a um balcão da Segurança Social porque precisa de uma declaração ou comprovativo, saiba que há vários documentos que podem ser obtidos online, através do novo portal do organismo.
"A Segurança Social Direta tem uma área específica de Declarações, que permite aos cidadãos um acesso rápido às mesmas, evitando a necessidade de deslocação aos serviços de atendimento", pode ler-se na edição mais recente da newsletter daquele organismo.
A Segurança Social explica que as "declarações disponíveis nesta área têm um layout uniformizado, apresentando todos os dados relevantes, de uma forma mais intuitiva e completa".
"Têm também disponível o código de verificação, que permite a confirmação de autenticidade das declarações por parte de outras entidades, quando estas são impressas", pode ler-se.
Quais são as declarações que pode obter?
"Nesta área, na qual serão acrescentadas mais declarações, está atualmente disponível o Extrato da carreira contributiva, a Declaração de situação de pensionista, o Comprovativo de contactos, a Declaração de situação de prestações familiares (que inclui todas as prestações deste âmbito, como o abono de família ou o subsídio de assistência a terceira pessoa) e os Recibos de pensão", adianta o organismo.
Não estranhe! Segurança Social tem um novo site
A Segurança Social já tem um novo site. Na prática, o novo portal junta o site informativo do Instituto da Segurança Social (ISS) e o da Segurança Social Direta.
"Bem-vindo ao novo portal da Segurança Social, que reúne o Portal Informativo e a Segurança Social Direta num único sítio, reorganizando os conteúdos e facilitando a pesquisa de informação", pode ler-se num comunicado divulgado pelo organismo.
Pode aceder ao novo site aqui.
O que mudou?
"Com um design moderno e uma navegabilidade mais intuitiva, foram criadas novas áreas, que representam a linha da vida do cidadão, com todas as informações e serviços da Segurança Social que acompanham as diversas fases da vida", pode ler-se na mesma nota divulgada.
Este portal, prossegue a mesma informação divulgada, "pretende facilitar a relação dos cidadãos e das empresas com a Segurança Social, através de uma interação mais simples e com cada vez mais serviços disponíveis online, que permitem a efetuação de pedidos ou a consulta de processos pessoais, dispensando a ida a um serviço de atendimento para tratar de um assunto".
Uma das funcionalidades em destaque no novo site é o simulador de apoios da Segurança Social, que revela a que apoios sociais ou subsídios pode ter direito. "Trata-se de uma nova ferramenta digital que pretende simplificar o acesso à informação sobre as prestações sociais disponíveis", explicou na altura o ISS.
"Com um funcionamento intuitivo, o simulador permite ao cidadão conhecer, de forma simples e rápida, a que prestações sociais pode eventualmente ter direito, com base nos dados introduzidos, não sendo o resultado vinculativo", explica ainda o ISS.
Leia Também: Fundo que "salvaguarda pensões" supera os 40 milhões: Como funciona?