Procurar

Nova passagem sobre Linha do Oeste abre no sábado nas Caldas da Rainha

Uma nova passagem superior sobre a linha do caminho-de-ferro e a requalificada rua da Estação, nas Caldas da Rainha, vão ser abertas ao público no sábado, representando um investimento de cerca de dois milhões de euros.

Nova passagem sobre Linha do Oeste abre no sábado nas Caldas da Rainha

© PixaBay

Lusa
27/06/2025 15:31 ‧ há 2 meses por Lusa

A passagem superior sobre a linha férrea substitui uma antiga ponte de metal e fará a ligação entre a Avenida 1.º de Maio, o cais de passageiros entre linhas na estação da CP e a Rua 15 de Agosto, "contando com três elevadores", disse à agência Lusa o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, o independente Vítor Marques.

 

A obra, adjudicada por 976.182,72 euros (acrescidos de IVA), deveria ter ficado concluída em março de 2024, mas, "por necessidade de articular esta intervenção com a modernização da Linha do Oeste, foi necessário atrasar a sua conclusão", explicou o autarca, que inaugurará no sábado a nova passagem de peões.

A passagem superior, que confronta com o edifício da estação (do lado da Avenida 1.º de Maio) e com uma escola (do lado da Rua 15 de Agosto), tem "uma configuração linear, com escada e caixas de elevadores nos topos e no acesso ao cais de passageiros", pode ler-se na descrição divulgada por esta autarquia do distrito de Leiria.

Incluiu ainda um passadiço em estrutura metálica treliçada, apoiado em três caixas de elevador em betão armado, contando com um "guarda-corpo em vidro até 1,80 m, por forma a salvaguardar a proteção à catenária", refere a descrição.

As caixas de elevador "apoiam o passadiço e possibilitam a utilização de cabines com vista panorâmica", ficando as escadas localizadas entre os edifícios.

A desmontagem da antiga ponte foi hoje iniciada e irá prolongar-se até ao dia 11 de julho, segundo a câmara.

A par com a nova ponte sobre a linha do caminho-de-ferro, a autarquia vai inaugurar, também no sábado, a requalificação da rua da Estação, alargada para uma faixa de terreno que ladeia a via-férrea.

A intervenção teve como objetivo "passar a permitir a circulação automóvel em dois sentidos, bem como aumentar a oferta de lugares de estacionamento", disse à Lusa o vice-presidente da autarquia, Joaquim Beato, aquando da adjudicação, em setembro de 2024.

A obra, orçada em 717.451,12 euros (acrescidos de IVA) implicou "recuar o muro entre a estação do caminho-de-ferro e a passagem inferior em cerca de nove metros", disse o autarca.

Além da transformação da rua de sentido único numa via com dois sentidos de trânsito, o projeto possibilitou o aumento dos atuais 36 lugares de estacionamento para 71 novos lugares, dos quais quatro destinados a condutores com mobilidade reduzida e três a cargas e descargas.

A intervenção permitiu ainda a introdução de uma ciclovia, partilhada com a rodovia e o enquadramento da rua com caldeiras com árvores.

O projeto, a cuja memória descritiva a agência Lusa teve acesso, incluiu a substituição da rede de abastecimento de água, o melhoramento das redes de drenagem de água pluvial e de águas residuais domésticas, a remodelação da rede de infraestruturas elétricas e a construção de rede de infraestruturas de telecomunicações.

Leia Também: Linha do Alentejo vai ter passagem desnivelada para peões no Pinhal Novo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10