Recusar dinheiro físico, vales e mais: 5 temas que marcam esta 3.ª-feira

Conheça os principais temas da Economia que estão a marcar esta terça-feira, dia 27 de maio.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
27/05/2025 14:25 ‧ há 2 dias por Notícias ao Minuto

Economia

economia num minuto

 

Por norma, o pagamento em notas e moedas não pode ser recusado, mas há algumas exceções, já que "a lei prevê algumas situações em que o pagamento com notas e moedas pode ser recusado", explica a DECO PROTeste. 

O Governo cortou 60% dos vales para combater pobreza energética, uma medida que a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) vê com "preocupação". Em declarações ao Notícias ao Minuto, o jurista da Deco João Fernandes adianta que há muitos consumidores a reclamar do não desenvolvimento da candidatura ao programa. 

A Provedora de Justiça alertou que a Segurança Social está a desrespeitar direitos fundamentais na exigência de devolução de prestações sociais com "práticas irregulares" que "persistem há longos anos", por vezes pondo em causa a subsistência dos beneficiários.

O Ministério das Finanças divulgou, na segunda-feira, que já foram liquidadas 2,3 milhões de declarações do IRS, numa altura em que mais de quatro milhões de declarações já foram entregues. 

O subsídio de doença é um apoio pago em dinheiro para compensar a perda de rendimentos do trabalhador que não pode trabalhar temporariamente por estar doente. Afinal, quanto se recebe? 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas