Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Cortes em vigor amanhã. Salários de setembro serão mais magros

O Diário Económico adianta que os cortes nos salários da Função Pública vão entrar em vigor amanhã e que vão refletir-se já nos rendimentos deste mês.

Cortes em vigor amanhã. Salários de setembro serão mais magros
Notícias ao Minuto

11:06 - 12/09/14 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Função Pública

Os cortes entre 3,5% e 10% que os salários dos funcionários públicos acima dos 1.500 euros vão sofrer entram em vigor amanhã.

A notícia é avançada pelo Diário Económico e dá conta de que tal se vai refletir nos rendimentos do mês de setembro, processados já com base nos novos valores.

O diploma prevê, ainda, que os funcionários passem a integrar a tabela única remuneratória até ao final do ano.

Esta é uma das soluções encontradas pelo Executivo para compensar o chumbo do Tribunal Constitucional à medida que previa cortes nos ordenados a partir dos 675 euros. Regressou-se, portanto, ao que foi designado de cortes da ‘era Sócrates’.

A lei foi esta sexta-feira publicada em Diário da República, após o processo pelo qual tem de passar ter sido acelerado e de ter sido alvo de fiscalização preventiva.

Com a entrada do novo ano, prevê-se que 20% dos cortes seja devolvido aos trabalhadores.

"São reduzidas as remunerações totais ilíquidas mensais das pessoas a que se refere o n.º 9, de valor superior a 1.500 euros, quer estejam em exercício de funções naquela data, quer iniciem tal exercício, a qualquer título (...)", lê-se no decreto hoje publicado.

Os cortes assumem, regra geral, os seguintes termos: "3,5% sobre o valor total das remunerações superiores a 1.500 euros e inferiores a 2.000 euros, 3,5% sobre o valor de 2.000 euros acrescido de 16% sobre o valor da remuneração total que exceda os 2.000 euros, perfazendo uma redução global que varia entre 3,5% e 10% no caso das remunerações iguais ou superiores a 2.000 até 4.165 euros" e "10% sobre o valor total das remunerações superiores a 4.165 euros".

[Notícia atualizada às 13h14]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório